Galo campeão com méritos

Solidário e ofensivo. Assim, o Atlético Mineiro conquistou com méritos o título da Copa do Brasil diante de mais de 50 mil torcedores no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Dominou completamente o rival Cruzeiro, venceu por 1×0 e levantou, pela primeira vez, a taça, evitando que o inimigo fosse campeão pela quinta vez do torneio. O Galo entrou em campo defendendo uma vantagem de dois gols, construída na primeira partida da decisão, no Estádio Independência. O gol de Diego Tardelli, aos 47 do primeiro tempo, soou praticamente como um nocaute para a Raposa, que ficou com a obrigação de marcar quatro tentos na etapa final para inverter a vantagem. Uma missão quase impossível para quem produziu tão pouco, parecendo ainda de ressaca após ter se sagrado campeão brasileiro da Série A domingo passado.

A vitória do Atlético também confirma a hegemonia do futebol mineiro, pois suas tradicionais equipes são as atuais campeãs dos principais campeonatos de futebol do País.

Iludiu-se quem esperava um Cruzeiro ofensivo nos primeiros minutos. O time retraiu-se, tocou burocraticamente a bola e tentou explorar as costas dos laterais atleticanos. Marcos Rocha, pela direita, e Douglas Santos, pela esquerda, estavam muito bem protegidos, não dando espaços para os avanços de Ceará e Egídio.

Numa das raras chances que teve, Ricardo Goulart recebeu livre após falha da defesa adversária, entrou na área com a bola dominada, mas finalizou mal, por fora. O goleiro Victor, aliás, não teve trabalho no primeiro tempo, pois na outra chance cruzeirense Marcelo Moreno chutou a bola por cima do travessão.

Já o Galo demonstrava mais velocidade e foco em direção ao gol, que amadureceu bastante até acontecer. Aos 12, 23, 40 e 42, Marcos Rocha, Jemerson, e Dátolo, em duas oportunidades, ameaçaram o gol de Fábio.

De tanto procurar, enfim, o Galo achou. Dátolo cruzou da direita e Tardelli entrou por trás da defesa para escorar, de cabeça, à queima-roupa. Os menos de 2 mil atleticanos que compraram ingressos para entrar no Mineirão fizeram a festa.

No segundo tempo, o Cruzeiro tentou esboçar uma reação, mas o Atlético já era o dono do jogo. Enquanto Ricardo Goulart e Everton Ribeiro tentaram elevar o ritmo, os jogadores do Galo buscaram administrar o resultado com muita segurança. Dátolo ainda esteve perto de marcar o segundo gol atleticano, ao acertar a trave de Fábio num chute de fora da área.

Cruzeiro

Fábio, Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Henrique (William Farias), Éverton Ribeiro, Willian e Ricardo. Goulart; Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.

Atlético/MG 1

Victor, Marcos Rocha, L. Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro . Donizete, Rafael. Carioca, Dátolo, Luan (Maicossuel) e Tardelli; Carlos.

Técnico: Levir Culpi.

Local: Estádio Mineirão (Belo Horizonte).

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Asp. Fifa/SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP)

Gol: Diego Tardelli, aos 47 do 1ºT.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *