Feras já podem consultar vagas do Sisu

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), só começarão na próxima semana ( de 19 a 22 de janeiro). Mas a partir desta segunda-feira (dia 12), os candidatos já podem acessar o sistema. Com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverão ser divulgadas amanhã, os estudantes terão à disposição 205.514 vagas em 5.631 cursos superiores. Com a possibilidade de estudar em uma das 59 universidades federais ou 38 institutos federais, é fundamental conhecer as regras com antecedência.

O edital do Sisu, que reúne as principais informações do programa, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 2 de janeiro e está disponível no site do MEC (www.mec.gov.br). Além de lê-lo, o estudante deve também conferir, na página do Sisu, o link que esclarece as principais dúvidas dos participantes. Há explicações sobre o sistema em si, as inscrições, as notas do Enem, as modalidades de concorrência, o resultado e a matrícula e a relação entre Sisu e Prouni (Programa Universidade para Todos, também do MEC).

No total, em Pernambuco, serão 11.763 vagas. Se forem somadas todas as vagas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), incluindo a oferta nos câmpus fora do Estado (na Bahia e no Piauí), esse número passa para 12.413. Única estreante no sistema, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é que tem a maior oferta de vagas, 6.542. Integram também, do Estado, a Federal Rural (com 3.540 vagas) e os Institutos Federal de Pernambuco (IFPE), com 382 vagas, e do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 579 vagas.

Uma novidade no processo seletivo deste ano é que não há mais duas chamadas. Até o ano passado, o MEC informava os aprovados. Em seguida, realizava uma segunda chamada, com as vagas ociosas da primeira convocatória. Com o objetivo de agilizar o sistema, foi extinta a segunda chamada. “Pelo que ouvi de representantes de universidades que participam do Sisu há mais tempo, a mudança é positiva porque vai dar mais celeridade no preenchimento das vagas”, destaca a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.

O estudante deve ficar atento ao período em que estará aberta a inscrição para participar da lista de espera (de 26 de janeiro a 6 de fevereiro). Ele só poderá se inscrever para concorrer novamente na primeira opção de curso. Caberá às universidades administrar as listas de espera. Serão também as instituições que definirão, cada uma, o cronograma para matrícula após a primeira chamada.

Fera de engenharia, Júlio César de Oliveira e Silva Júnior, 18 anos, vai colocar a UFPE como primeira opção. “É onde espero conseguir vaga. Como segunda alternativa, vou me inscrever para engenharia civil na Federal do Rio Grande do Norte. Já visitei Natal e acho uma cidade legal. Também porque conheço algumas pessoas lá que poderão dividir apartamento, caso eu seja aprovado na UFRN”, comenta o rapaz.

Da redação do blog do edy.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *