Farmácias de Petrolina são alvo de golpe aplicados em nome da Anvisa

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alguns donos de farmácia estão sendo alvo de um golpe. Muitos  receberam uma cobrança da Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela internet. Entretanto, o órgão disse que não envia boletos por e-mail. O delegado de Polícia Civil alertou para o cuidado com cobranças feitas via internet.

Em uma farmácia de Petrolina, a cobrança chegou por e-mail. A multa seria pela comercialização de antibióticos sem receita médica. No boleto tinha o símbolo da  Anvisa, o endereço em Brasília.

A farmacêutica, Bruna Coelho, estranhou a cobrança. “A gente percebeu por vários motivos, porque o timbre do banco utilizado é diferente do que eles usam para o recolhimento que é o Banco do Brasil.

Era uma multa pela empresa comercializar medicamentos que são controlados sem receita e a empresa não faz isso. Percebemos que se tratava de um golpe, porque outros estabelecimentos tinham relatos que tinham recebido também”, conta.

Golpe aplicados em farmácia utiliza nome da Anvisa (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)De acordo com a nota, 93 notificações de falsos boletos chegaram até a ouvidoria da Anvisa em Brasília.
Em Petrolina, pelo menos três farmácias receberam os e-mails enviados pelos golpistas.  Em nota, a anvisa informou que não solicita depósitos e pagamentos por telefone ou email. Quando existem débitos os interessados são notificados por carta registrada pelos correios e sem o acompanhamento de boletos, ou em publicação em Diário Oficial.
A arrecadação é feita exclusivamente por Guia de Recolhimento da União, que é paga somente em agências do Banco do Brasil.

O delegado de Polícia Civil, Daniel Moreira, disse que é preciso ficar atento a essas cobranças enviadas pela internet.

“A orientação principal é procurar junto ao órgão responsável por essa cobrança, se realmente é procedente. E-mail é recomendado que não se abra, porque não mandam esse tipo de cobrança por e-mail. Geralmente são vírus que se alastram pelo computador”, ressalta.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/G1 Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *