Farmácia do Estado pode fechar de novo segunda

Dezenas de pacientes que buscaram medicações na Farmácia do Estado, ontem, encontraram o prédio fechado. Muitos chegaram na madrugada para garantir os remédios, mas se depararam com uma paralisação dos funcionários terceirizados da instituição, que estavam sem receber o salário de julho e o vale transporte e alimentação de agosto. Comovidos com pacientes que voltariam para casa sem as drogas, os 100 funcionários que atuam no local resolveram voltar à atividade por volta das 9h30, mas podem cruzar os braços na segunda-feira se o pagamento não sair no fim de semana.

“Depois de uma assembleia rápida decidimos pelo retorno, mas já estamos avisando aos pacientes que segunda-feira pode haver nova parada se o dinheiro não cair”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados do Estado, Rinaldo Lima. Na fila, muitas pessoas se queixaram da parada na dispensação dos medicamentos, apesar de lamentar o fato dos trabalhadores estarem sem salário. “É um constrangimento para a população ficar sem remédio.

Sei que a queixa deles é valida”, disse Kelly Cortez, que foi à farmácia em busca da medicação Prolopa, que trata pacientes de Parkinson. Severina Maria, 63 anos, chegou às 5h em busca de injeções para artrite e artrose e ficou preocupada ao ver tudo fechado. “Só tenho dose para hoje (ontem). Preciso de mais e não tenho como comprar fora porque é muito caro”, contou.

O fim da paralisação e a retomada das entregas não foram comemoradas por todos. Muitos pacientes saíram de lá sem o remédio. Esse foi o caso de quem buscou o Prolopa, o Alenia (que trata asma) e insulina. “Hoje não tinha a insulina para minha filha de 11 anos. É sempre difícil conseguir.

Já passamos dois meses sem a entrega”, contou Marcelo Xavier, 50. Lauro José, 65, também estava frustrado pela falta do Alenia. “A última vez que consegui pegar esse remédio foi em 13 de fevereiro. Dizem que tem, venho para cá e quando chego não dão previsão”, reclamou.

A Farmácia de Pernambuco esclareceu que o remédio Alenia deve ser entregue pelo fornecedor até a próxima semana. Em relação ao Prolopa, o processo de aquisição está sendo finalizado e a previsão é de reabastecimento em 30 dias. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressaltou ainda que se comprometeu a regularizar a situação dos medicamentos listados como prioritários e que a compra emergencial desses insumos já foi iniciada, com prazo de entrega de 60 itens até o fim de agosto.

Os demais, que estão sendo adquiridos por meio de dispensa de licitação, devem abastecer a Farmácia em setembro. A SES informou ainda que vem dialogando com os servidores e que não tem medido esforços para regularizar os repasses às empresas terceirizadas que prestam serviço à rede estadual.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *