Em Pernambuco Vacinação contra a gripe é prorrogada até a próxima sexta

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem mais uma chance. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorrogou a vacinação até a próxima sexta-feira (12). Os números não alcançaram a expectativa da Secretaria; até o momento, 1.191.445 de pernambucanos (63,30%) foram imunizados.

A campanha tem seu público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também podem se vacinar pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros), mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina previne contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo, alerta para a importância da vacinação, especialmente em épocas chuvosas: “Já estamos em um período chuvoso, o que aumenta as chances da população adoecer. Quanto antes for aplicada a vacina, mais rápido o público ficará imune”, avisa.

As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *