Em Pernambuco, cães e gatos devem receber vacinação contra a raiva neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina acontece neste sábado (1º). Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera vacinar 890 mil cães e 386 mil gatos, totalizando 1,2 milhão de animais recebendo a prevenção. Os bichos devem ter a partir de três meses. A única contraindicação é para fêmeas no estágio final da gestação.

Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio do Estado, serão oferecidos 7.350 postos de vacinação. A medida é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana, já que a doença que afeta os animais é provocada por vírus e infecciosa. A enfermidade é 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado.

Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, também podem transmiti-la. Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana, e à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), adotar medidas nas áreas rurais.

O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso registrado foi em 2006. Nos animais, a doença também vem decrescendo no Estado. Em 2012, foram registrados dois casos em cachorros. Em 2013 e 2014, não houve registro.

Da redação/ Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *