Deputado Antônio Fernando pede pagamento de valores atrasados a pipeiros da operação carro-pipa do exército e governo federal

Em pronunciamento durante a plenária virtual da Assembleia Legislativa de Pernambuco- (ALEPE), nesta quinta-feira (18/03/2021), o deputado estadual Antônio Fernando (PSC) pediu o pagamento de valores atrasados a “Pipeiros” (motoristas e donos de caminhões-pipas) da “Operação Carro-Pipa” do Exército Brasileiro e Governo Federal.

Nesta semana , mais de 200 “Pipeiros” com serviços já realizados para a “Operação Carro-Pipa”, coordenada pelo Exército Brasileiro, fizeram protestos em frente do 72 Batalhão de Infantaria Motorizado, em Petrolina. E também houve protestos de “Pipeiros” em mais duas cidades do Sertão. Em Moreilândia, os trabalhadores se reuniram na PE-507, na entrada da cidade. No município de Parnamirim, o protesto aconteceu na BR-316, na saída para Salgueiro.

“Os Pipeiros estão sofrendo muito pela falta dos pagamentos referentes aos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, que já estão atrasados. E os pagamentos referente a fevereiro estão próximos de também vencer”, explicou o deputados Antônio Fernando em seu pronunciamento. “Além das populações sertanejas e agrestinas que estão sem receber água, a falta de pagamento gera um problema em cadeia, prejudicando a sociedade e as economias locais. Em primeiro lugar, sofrem os Pipeiros, que ficam sem renda para o sustento de suas famílias. Em seguida, sem o pagamento pelo Exército, os Pipeiros ficam sem condições de honrar os seus compromissos, como a compra a crédito de combustível, muito comum nas regiões de atuação da “Operação Carro-Pipa em todo o Nordeste”, afirmou Antônio Fernando.

O deputado citou um caso concreto: “Em Ouricuri, por exemplo, um empresário do ramo de postos de gasolina nos informou que está enfrentando dificuldades para manter o seu negócio. Ele sofre com as dívidas de vários Pipeiros que compram óleo diesel fiado e agora não podem saldar os débitos por conta da falta dos pagamentos por parte do Exército e do Governo Federal”.

Através de uma nota do 72 Batalhão de Infantaria Motorizada- o Exército informou ser responsável apenas pela fiscalização da “Operação Carro-Pipa”. Os recursos – segundo a nota – são de responsabilidade do Governo Federal, via Ministério do Dsenvolvimento Regional. Além disso, informou que os pagamentos também não foram feitos porque a Lei Orçamentária de 2021 ainda não aprovada pelo Congresso Nacional. O deputado Antônio Fernando estendeu o pleito á Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *