Costa se diz arrependido por ter aceitado cargo

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa surpreendeu na sessão da CPI mista que apura irregularidades na estatal, ao decidir falar, e bastante. Ele disse que nunca precisou de apoio político para conquistar os cargos que acumulou na petroleira. Admitiu também que tinha o sonho de assumir uma diretoria da estatal e ser presidente da companhia, mas que quando chegou a hora de assumir o cargo de diretor de Abastecimento, em 2004, foi preciso indicação política. Ele não citou como ocorreu essa indicação, mas Costa contou na época com o apoio do então líder do PP na Câmara, José Janene. Nesta terça-feira (2), na CPI, Costa diz ser arrepender de ter aceitado a ajuda.

“Estou extremamente arrependido de dizer isso. Este cargo me deixou aqui, hoje. Estou arrependido e quisera eu não ter feito isso. Digo isso tudo para deixar minha alma um pouco mais pura, mais confortável, para a minha família. Passei seis meses preso. Uma delação de tudo que eu conhecia”, disse.

Segundo o ex-diretor, o que ele falou na delação são fatos que acontecem não somente na Petrobras, mas no Brasil inteiro, “nas rodovias, portos, ferrovias, aeroportos”. Costa falou tudo isso depois de o advogado de defesa dele ter sinalizado, desde a semana passada, que o ex-diretor iria ficar calado na acareação de hoje com o ex-diretor da área internacional, Nestor Cerveró. “Assumi esse cargo por indicação política e assinei a minha demissão em 2012 porque não aguentava mais a pressão para resolver problemas que não eram da minha área”, desabafou Costa.

O ex-diretor de Abastecimento disse que confirma tudo o que falou na delação premiada, mas fez uma ressalva: são declarações “que não posso abrir aqui”, justificou. “Não tem nada na delação que eu não confirme. É um instrumento extremamente sério. Não pode ser usado de artifício”, explicou. Segundo Costa, foram 80 depoimentos, mais de duas semanas na delação. “O que está lá, eu confirmo. Provas? Estão existindo, estão sendo colocadas. Falei de fatos, dados e das pessoas. Tudo o que eu falei eu confirmo”, declarou.

O ex-diretor justificou que quando fez a delação premiada, não foi orientação “do advogado, de ninguém”. “Foi orientação da minha família”, disse, explicando que tomou a decisão pensando na esposa, filhos, familiares e netos. “Fiz a delação para dar um sossego para minha alma, por respeito e amor à minha família. E os outros? Você vai pagar sozinho? Fiz a delação para dar um sossego para a minha e um conforto para a minha família”.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *