Compesa é autorizada a aumentar conta de água a partir de 20 de março

Os pernambucanos devem preparar o bolso. É que, a partir do dia 20 de março, a tarifa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai aumentar 10,69%, índice maior que o do ano passado, quando foi registrado um incremento de 8,35%. A justificativa para o atual percentual, de acordo com o diretor de regulação econômico-financeiro da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Hélio Lopes Carvalho, se deve à reposição da inflação dos últimos 12 meses. No período, ela chegou a 10,67%, se destacando como a maior dos últimos 13 anos.

Apesar de incrementar a receita da Companhia, o reajuste impacta bastante o bolso do consumidor, que em abril deverá sentir outra rebordosa, com o aumento da conta de luz. Analistas dos setores de energia preveem aumento médio de 11% a 15% na conta de eletricidade este ano. Sobre a conta de água e esgotamento sanitário, as elevações têm crescido ano após ano.

De 2011 para cá, o aumento foi de mais de 40%, impulsionado pelas sucessivas altas na inflação. Em abril, para os clientes do Estado, o impacto ainda será fraccionado. O peso completo, ou seja, os 10,69%, será sentido somente em maio deste ano.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *