CDL Ouricuri apresenta a Antonio Fernando ideias para plano de reabertura gradual do comércio

Durante reunião virtual (teleconferência via internet), realizada na noite desta terça-feira (19.05.2020), empresários ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, de Ouricuri, apresentaram ao deputado Estadual Antonio Fernando (PSC) uma série de ideias voltadas para a elaboração de um Plano de Reabertura Gradual do Comércio da segunda maior cidade e principal polo comercial do Sertão do Araripe.  O comércio de Ouricuri está parado há quase 60 dias, desde a implementação das medidas de enfrentamento à Pandemia do Coronavírus em Pernambuco.

“Nós estamos estudando medidas que possibilitem a reabertura das lojas de forma sustentável. Ou seja: a volta das atividades do comércio com respeito a todas as medidas de segurança na área de saúde que evitem as contaminações pela COVID-19”, explicou o presidente da CDL de Ouricuri, Edilson Batista. “Neste momento, ninguém está interessado em lucrar. Nós, comerciantes, queremos apenas sobreviver aos efeitos econômicos da pandemia do Novo Coronavírus,  que afeta nossa cidade e região do Araripe, assim como Pernambuco, o Brasil e o Mundo inteiro”, disse Edilson Batista.

Mais de 15 comerciantes – de grande, médio e pequeno portes – de Ouricuri participaram da reunião virtual.  Os empresários da cidade pediram a reunião para solicitar o apoio do Deputado Antonio Fernando na construção e implementação de medidas necessárias para que o Plano de Reabertura Gradual do Comércio seja, de fato, efetivado. “Nós queremos que o deputado Antonio Fernando nos ajude nesta luta em defesa da sobrevivência do comércio, que gera emprego e renda para tantas famílias de Ouricuri. Estamos concluindo a nossa proposta de reabertura gradual das lojas e vamos apresentar o plano no Executivo e Legislativo Municipal. Também vamos levar a questão ao Governo do Estado e Antonio Fernando pode nos orientar e ajudar, da melhor maneira possível, na Assembleia Legislativa e junto ao Governo de Pernambuco”, afirmou o empresário de Ouricuri Assis Jr., vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco.

Antonio Fernando ouviu as propostas dos empresários e fez algumas considerações. “Em primeiro lugar, acredito que nada pode ser feito sem que haja uma intensificação nas testagens do Coronavírus. Só com a realização de testes em maior volume teremos uma dimensão real do avanço da doença no Araripe, com dados concretos, que nos assegurem que a reabertura do comércio não venha a contribuir para o avanço da pandemia na Região do Araripe. Não há dúvidas de que a economia é muito importante. Mas o mais importante de tudo é proteger e salvar as vidas de nossa população”, ponderou o deputado Antonio Fernando.

Outra observação feita aos empresários por Antonio Fernando, durante a reunião virtual, foi a necessidade de dar uma dimensão regional para o Plano. “Em minha opinião, este não deve ser um pleito apenas de Ouricuri, ou seja, de apenas uma cidade. Acredito que este Plano de Reabertura Gradual do Comércio deve ser um pleito regional, envolvendo, se possível, todos os 11 municípios do Sertão do Araripe, através do Cisape – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe”, sugeriu o deputado. “Com vários municípios envolvidos, seria possível ter mais força e mesmo se construir um planejamento mais racional, que possa buscar uma solução para a questão da economia sem esquecer a segurança à saúde, evitando possíveis contaminações pelo Coronavírus na circulação natural das pessoas entre os municípios do Sertão do Araripe.”, concluiu o deputado  Antonio Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *