CAMPANHA: TRE-PE notifica reitor para coibir propaganda eleitoral na UFPE

A comissão de propaganda do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) notificou na manhã de ontem, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, para que ele coíba a realização de propaganda eleitoral dentro do campus da universidade. O TRE-PE recebeu 16 denúncias de distribuição de material de campanha, na maioria dos casos em apoio a candidata Dilma Rousseff (PT).

De acordo com o juiz auxiliar da propaganda, Isaías Andrade, nos locais públicos, de uso comum e onde é preciso autorização para o uso, não se permite qualquer tipo de propaganda. “A utilização de roupas com a indicação do candidato não é vedado, agora o que não se pode permitir é que comecem a fazer aglomerações de pessoas com discursos políticos”, esclareceu Andrade. Ao realizar as diligências no local, os oficiais de justiça orientaram a militância estudantil e recolheram panfletos, adesivos e bandeiras.

No campus da universidade, foram verificadas diversas ocorrências de mobilização em apoio a Dilma e apenas uma em favor do candidato Aécio Neves (PSDB). Atendendo a determinação da Justiça Eleitoral, a reitoria da UFPE divulgou uma solicitação à comunidade acadêmica, através do site institucional e do envio de e-mail para alunos e servidores, para que se abstenha de realizar atos de propaganda eleitoral em todas as dependências da instituição. A Universidade já havia enviado aos gestores de forma preventiva, no dia 7 de outubro, a resolução 23.404/14 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta a propaganda.

Segundo a comissão de propaganda, os dois episódios mais fortes ocorreram na semana passada. O primeiro caso, na Faculdade de Direito do Recife, quando alunos, professores, advogados e procuradores realizaram um ato de apoio a petista com uso de carro de som no entorno da instituição. O segundo, nas dependências do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, onde foram distribuídos materiais de campanha da presidente.

Os oficiais de justiça realizaram uma fiscalização na Universidade após o envio da notificação e não encontraram novas irregularidades. Através das redes sociais, a militância universitária está organizando um novo ato chamado “ocupe a UFPE com Dilma presidenta!” para fazer uma panfletagem na área externa do campus, na próxima quinta-feira (23), às 7h. Até ontem, 700 usuários confirmaram presença no evento.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *