Café da manhã, merenda e almoço…

O povo sertanejo, especialmente os agricultores familiares ou camponeses, mantêm uma tradição de tomar o café da manhã, ir pra “lida”, merendar, voltar pra “lida” e depois almoçar, isso já perto do meio dia. O ritual de visitas que o Governador Paulo Câmara fez no último sábado (dia 18) em Ouricuri foi meio que parecido com esta antiga tradição dos sertanejos.

Como em política nem tudo é perfeito, o atraso nos compromissos e o almoço em Araripina não permitiu que a comparação fosse fidedigna com a realidade. De toda forma, tomar café da manhã na casa de Ricardo Ramos, fazer uma “merenda” na casa de Lenarte Coelho (Botinha) e cumprir agenda com o Prefeito Cézar de Preto foi algo que movimentou bastante a política local neste último fim de semana.

Dos bastidores podemos tirar algumas conclusões, mesmo que equivocadas ou precipitadas. Primeiro que em relação ao apoio do Palácio no processo eleitoral para 2016 o Prefeito Cézar de Preto não reinará sozinho, sendo que a posição mais provável é que o Governador Paulo Câmara, assim como Eduardo Campos, não tomará partido por nenhum dos três grupos políticos que visitou, visando manter a diversidade de palanques para 2018.

Segundo que tanto Ricardo Ramos como Lenarte Coelho conseguiram colocar um pouco de água na cerveja (ou refrigerante) da festa do Prefeito, pegaram uma bela carona na visita do Governador e deixaram seus recados, também demarcando espaço junto ao Governo do Estado e mobilizando diversas lideranças políticas e populares para seus eventos.

As especulações apontam que na casa de Ricardo Ramos tinha mais gente que na casa de Botinha e que no ato de filiação do Prefeito tinha um número expressivo de pessoas, mais de duas mil. No entanto, considerando que quem estar no poder tem meio que obrigação de reunir mais gente, principalmente funcionários comissionados e com gratificação, podemos dizer que por menor que seja o número de pessoas nos outros dois eventos, em relação ao evento promovido pelo Prefeito, o significado é mais expressivo.

E por último podemos dizer que, com a passagem do Governador, somado às definições de controle das legendas partidárias pelos principais grupos políticos e por outros pré-candidatos, estar dado o pontapé inicial no processo sucessório em Ouricuri. Que seja uma disputa saudável e que o foco esteja no projeto de desenvolvimento do município e não somente no fortalecimento de grupos políticos.

Por Reginaldo Alves* (Engenheiro Agrônomo, cursando especialização em Gestão Pública pela UNIVASF e Assessor de Meio Ambiente da FETAPE)

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *