Cabrobó: Prefeito anuncia corte no próprio salário e desafia vereadores a fazerem o mesmo

Durante entrevista concedida ao programa Nossa Voz da Grande Rio FM 100,3 na ultima sexta-feira (4), o Prefeito de Cabrobó Auricelio Torres (PSB), anunciou medidas que visam cortar despesas com o objetivo de conter a crise financeiro pela qual passa o município.

Ao ser questionado sobre os atrasos nos pagamentos á fornecedores e servidores contratados, o gestor citou como principal justificativa a queda na arrecadação de impostos como o ISS e a redução dos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM).

Torres reconheceu que precisará tomar medidas para reduzir os custos da maquina pública. “Entres as medidas está à redução nos vencimentos dos servidores em cargo de confiança, Secretários Municipais e do próprio gestor. Me reúne com algumas pessoas no dia 1º, estabelecemos metas de redução de despesas. Quero comunicar a população em primeira mão; A primeira medida foi diminuir os salários do prefeito e do vice prefeito em 20%, dos cargos concessionários também em 20%. Reduzimos 50% das gratificações. Cortamos horas extras e vão acontecer algumas demissões” explicou.

Poucos dias antes de anunciar as medidas, o prefeito foi duramente criticado pela oposição na Câmara Municipal, devido as pendência financeiras de sua gestão.  O vereador Zé Nilson Novaes (PP), que pediu vistas da prestação de contas do gestor que seriam votadas na semana passada, deixou claro que pretende boicotar projetos enviados pelo executivo, enquanto os pagamentos não forem regularizados. “Estamos vendo os desmandos do município. O seguro safra a parte da prefeitura ele na pagou, isso vai complicar os agricultores. Ônibus, os motoristas entraram em greve porque entrou para 7 meses atrasados, prejudicando nossos alunos. Enquanto ele não regularizar seguro safra, enquanto ele não regularizar os motoristas de ônibus, enquanto ele na regularizar alguns pagamentos aqui, a gente vai segurar as coisas dele aqui. Porque nos não somos contra o povo, somos a favor do povo” afirmou.

Ao responder as criticas a sua gestão, o prefeito socialista apontou outra medida que segundo ele poderia ajudar o município a saldar suas dívidas. A redução dos salários dos vereadores. “Que bom se os vereadores reduzissem os salários deles, como esta acontecendo em muitos países. A prefeitura repassa todo dia 20 o salário deles… eles recebem antes de todos os funcionários. Dia 20 eles já vão receber os salários de setembro.

A prefeitura repassa todo santo mês, R$ 202, 249 (duzentos e dois mil e duzentos e quarenta e nove reais), todo mês para a Câmara de Vereadores. Poderiam dar uma ajuda, reduzindo os salários deles ai, me ajudaria a pagar os débitos. Abdicassem de 50% desse recurso que ajudaria muito a pagar esses débitos que a prefeitura tem e que nos não negamos” sugeriu.

Apesar de não especificar quantos servidores contratados serão demitidos, o prefeito afirmou que a lista de cortes deve ser divulgada nos próximos dias.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Fonte: Grande Rio FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *