CAATINGA chega aos 34 anos assessorando quase mil famílias no Araripe

CAATINGA desenvolve ações pautadas na Agroecologia, convivência com o Semiárido e Educação Contextualizada. Por Núcleo de Comunicação do CAATINGA

Uma história que começou em 1988 e já passou por muitas conquistas, muitos desafios e muita luta. Junto às famílias agricultoras do território do Sertão do Araripe, numa relação de confiança e respeito construída ao longo destes 34 anos, o CAATINGA continua desenvolvendo ações para a promoção e o fortalecimento da agricultura familiar, nas perspectivas da Agroecologia, da convivência com o Semiárido e da Educação Contextualizada.

Em 2022, foram 11 projetos sendo desenvolvidos com ações de preservação da Caatinga, pelo acesso à água, ações de estímulo à produção e à comercialização, de empoderamento das mulheres, de educação e atividades com jovens e crianças. Ao todo são 922 famílias assessoradas este ano, espalhadas em nove municípios do território do Araripe.

“Mantivemos uma dinâmica ativa de ações de assessorias às famílias agricultoras, grupos  e suas organizações representativas. Fortalecemos a nossa comunicação e, em especial, realizando programas de rádio à serviço de uma comunicação ética e solidária”, diz Lana Fernandes, coordenadora de comunicação do CAATINGA.

Em 2022, o CAATINGA também assumiu a coordenação no Brasil de um projeto internacional que tem o objetivo de entender os benefícios e impactos positivos da agroecologia nas zonas áridas e semiáridas de várias partes do mundo. Para Paulo Pedro de Carvalho, coordenador de Mobilização de Recursos da organização, o projeto AVACLIM trouxe bons resultados. “O CARI, a instituição proponente e coordenadora geral, avalia de forma muito positiva as ações do Brasil. Acreditamos que o AVACLIM trouxe várias oportunidades, até mesmo de ter encontros com os outros países participantes por meio das oficinas”, explica Paulo.

Outro ponto importante da ação do CAATINGA em 2022, foi a construção de mais um Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Em um processo coletivo e participativo e com o apoio de assessorias externas, a organização olhou para as conquistas e aprendizados alcançados até aqui na vida institucional, especialmente nos últimos quatro anos da caminhada, e apontou ações e estratégias para o futuro, com foco nos próximos cinco anos (até Junho/2027). E a missão “Semear a Agroecologia para uma Vida Digna no Semiárido” foi reafirmada.

O CAATINGA também é atuante em diversos espaços de incidência política, como os fóruns, redes e grupos de mulheres, alertando para a sobrecarga de trabalho, e demais tipos de violência sofrida pelas mulheres. Também em parceria com o movimento de mulheres  foram  distribuídas 300 cestas de alimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Toda a ação do CAATINGA e os temas de relevância para a organização são difundidos nos variados produtos e ações de comunicação, como vídeos de práticas agroecológicas, redes sociais, site, o programa de rádio Agricultura Familiar em Debate, agenda, calendário e na comunicação feita pelos próprios técnicos e técnicas nas assessorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *