BOA VISTA-PE: Cultura de Santa Maria da Boa Vista é premiada na 5º Edição do Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura.

A mestra de reisado Maria Jacinta, o projeto coletivo Cordelando no São Francisco do poeta Raimundo Nascimento, os grupos culturais tradicionais Banda de Pífanos Raça Negra Boavistana, Reisado da Comunidade Quilombola de Saruê e o Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco Reisado do Inhanhum foram premiados na 5º Edição do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura.

Para Alice Gericó, secretaria executiva de cultura, “A iniciativa fortalece as expressões culturais populares da nossa cidade, valoriza práticas populares difundindo-as para além dos limites de nossa comunidade. Foram mais de três mil propostas inscritas em todo país, quinhentas premiadas e entre elas cinco são boavistanas.”

A 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, vai premiar 500 iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da cultura popular do país. O objetivo do Prêmio Leandro Gomes de Barros é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil.

Raimundo Nascimento, classificado na 16º colocação com nota 10 acredita que “Essa premiação nos dá mais ânimo para continuar nesse oficio que é o de trabalhar com a arte e a cultura.”

A Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com o Ponto de Cultura Nação Coripós, mobilizou os artistas, incentivou e realizou as inscrições para o edital.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *