Avanços na Educação Municipal de Ouricuri-PE

A Rede Municipal de Ensino Ouricuri Pernambuco congrega esforços para garantir que a Educação seja uma prática social de forma a promover  formação ampla e em consonância com as exigências contemporâneas,  para a inclusão social e a superação das desigualdades.

O município de Ouricuri sediou a I Conferência Intermunicipal de Educação do Sertão do Araripe, em parceria com os municípios de Bodocó, Ipubi, Santa Cruz, Exu, Granito, Trindade e Moreilândia.  A Conferência foi espaço de debate de vários segmentos sociais para a socialização de experiências, e avaliação da situação da educação no município e as proposições de diretrizes da política municipal de educação, de acordo com a Lei n°7543 de 30 de junho de 1998.

Hoje a Rede Municipal de Ensino, possui 11.190 alunos matriculados, entre esses, 1.640 estão nas creches e pré-escola, 5.982 estão no Fundamental I, 3.059 no Ensino Fundamental II e 509 estudantes na Eja.

   Para acomodar de forma satisfatória esse número de alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Ouricuri, através da gestão do Prefeito Ricardo Ramos investiu e continua investindo em reformas, ampliações e construções de novos espaços para atender com excelência a demanda do município, bem como as nucleações da área rural com o objetivo de sanar as classes multisseriadas viabilizando melhorias no processo de ensino aprendizagem.

Nesse ano de 2018 foram reformadas as escolas: Moysés Mendes da Costa, Maria Muniz, Anísio Coelho e Maria Gorete Modesto Soares sendo esta a primeira escola do município totalmente climatizada.

        Foram reformadas e ampliadas as escolas dos povoados de Santa Rita, Barra de São Pedro e Jatobá. O Povoado da Barra de São Pedro também receberá em breve uma creche. ( Já em andamento)

           Na área rural a escola José Izídio Lopes na localidade tamboril, está sendo reformada e ampliada. Estão sendo construídas mais quatro salas de aula para melhor acomodação e conforto dos alunos. Estão em fase de licitação a Escolas Teodoro Félix no Pradicó, São Cristovão, Félix Pereira e Pacifico Rodrigues da Silva.

       Os profissionais da educação também tiveram em 2017, mais aprimoramento dentro da grade curricular. A Prefeitura de Ouricuri por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou a Jornada Pedagógica, em  julho 2017, formação continuada aos professores, diretores, coordenadores, secretários vigias e merendeiras, aperfeiçoando ainda mais, as técnicas pedagógicas, administrativas e a qualificação para recepção e atendimento dos discentes na Rede de Ensino.

  • Distribuição de kit para os professores com os seguintes materiais: bolsa, copo, caneta, bloco para anotações e folder;
  • A formação continua com encontros bimestrais com os coordenadores e professores para mensuração e disseminação dos índices de aprendizagem.
  • A educação do município inovou com a criação de um sistema de avaliação (SAMER) para o Ensino Fundamental, com o objetivo de qualificar, quantificar e bonificar os estudantes que apresentarem melhor desempenho na aprendizagem, em consonância com os descritores das avaliações externas, SAEPE e PROVA BRASIL.
  • Semana Pedagógica ocorrida em Fevereiro de 2018, contemplando professores, coordenadores, diretores e secretários escolares. O evento  contou com palestras, treinamentos, integração e planejamento com o objetivo de traçar metas e preparar professores, gestores e funcionários para o ano letivo em curso.
    • É importante ressaltar a adesão e subsídio que os Programas PNAIC e NOVO MAIS EDUCAÇAO, geram com suporte pedagógico aos profissionais, e orientação sobre o processo de ensino/aprendizagem, distorção idade série.

      O Prefeito Ricardo Ramos atribuiu que todos os projetos executados em 2017 e a implementação na educação, consolida-se a um conjunto de ações que a gestão vem desenvolvendo em todo o município, de forma a assegurar aos munícipes e principalmente às crianças, jovens e adultos estudantes, que o crescimento profissional e social, de todos, necessita de uma educação de qualidade.

Por: Mary Nunes e Edna Carla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *