AVANÇA PROPOSTA DO DEPUTADO ANTONIO FERNANDO PARA INSTALAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFPE EM OURICURI

Uma ideia voltada para o futuro de Ouricuri e do Araripe. Nesta semana, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) deu um passo inicial importante para concretizar seu projeto de levar educação de nível superior – pública e gratuita – para o Sertão do Araripe. Junto com o deputado federal Augusto Coutinho (SD), Antonio Fernando teve uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, onde tratou sobre os primeiros passos para a conquista de um campus da UFPE no Araripe, para ser instalado na cidade de Ouricuri.

No encontro, o reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes,  sinalizou a possibilidade de uma autorização para breve dos estudos preliminares para a instalação da unidade da Universidade Federal no Araripe. “Esse é um projeto belíssimo. Um projeto extremamente motivador, que permitiria para a região do Araripe dar um salto de qualidade do ponto de vista do desenvolvimento social, humano e econômico. Nós vamos fazer um grupo de estudo, junto com o deputado Antonio Fernando, para estruturar o projeto para levar para a apreciação do Ministério da Educação e do Governo Federal”, explicou o reitor. Segundo Alfredo Gomes,  haveria um bom leque de possibilidades de cursos para a unidade da UFPE em Ouricuri: “Nós precisávamos lá de cursos nas áreas de engenharias e de saúde, como, por exemplo, cursos de medicina e enfermagem; e também cursos nas áreas de serviços, como administração, economia e comunicação”, antecipou o reitor da UFPE.

O deputado federal Augusto Coutinho, que também participou do encontro na reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, elogiou a iniciativa do deputado Antonio Fernando, e se prontificou a apoiar a proposta de instalação do campus da UFPE do Sertão do Araripe, se dispondo a defender o pleito em Brasília, junto ao Ministério da Educação e ao Governo Federal: “Eu não só me empenharei como defenderei este projeto educacional para o Araripe junto com o deputado de Antonio Fernando. Nós já tivemos o compromisso do reitor de iniciar um estudo de viabilidade deste novo Campus da UFPE, o que é um passo inicial muito importante”, disse o deputado federal Augusto Coutinho.

O deputado Antonio Fernando, por sua vez, lembrou que já defendia a bandeira de educação superior pública e gratuita para Ouricuri e o Sertão do Araripe mesmo antes de assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE.

“Essa é uma luta que vem desde antes de nosso mandato parlamentar. Nossos potenciais para receber um Campus da UFPE no Araripe são enormes, entre os quais o fato de Ouricuri ter uma localização central – num cruzamento de várias rodovias – e reunir, num raio de 110 quilômetros em seu redor, uma população de mais de 1 milhão e 200 mil habitantes.

Nem Caruaru, nem Petrolina, reúnem uma população tão grande em seu entorno, só a Região Metropolitana do Recife supera esse quantitativo populacional. Por isso, esse núcleo de educação superior seria muito importante para Pernambuco inteiro. Nós queremos pedir a união de todos para que esse projeto seja defendido politicamente, porque o Araripe já é grande e pode ser maior ainda pelo caminho da educação”, concluiu Antonio Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *