Aras pede abertura de inquérito para apurar conduta de Pazuello

Augusto Aras, procurador-geral da República, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para apurar a conduta de Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, sobre o enfrentamento da pandemia em Manaus. As informações são do portal G1 e da Rede Globo.

Aras teria tomado a decisão após analisar uma representação do partido Cidadania, que aponta uma suposta omissão do ministro e seus auxiliares. Manaus registrou falta de oxigênio medicinal em hospitais na semana passada.

Para o procurador-geral, é preciso apurar formalmente a conduta do ministro. O PGR pediu ao STF que Eduardo Pazuello preste depoimento à Polícia Federal.

“Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado [Pazuello], o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, mostra-se necessário o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial”, afirma o procurador-geral.

O pedido também leva em consideração o fato de que um relatório aponta que o Ministério foi informado no dia 8 de janeiro sobre a iminente falta de oxigênio. O Ministério da Saúde iniciou a entrega de oxigênio apenas em 12 de janeiro, segundo as informações prestadas. (ISTOÉ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *