Araripina: Gestão de Raimundo Pimentel é destaque no Índice de Consistência e Convergência Contábil do TCE-PE

Foto: Divulgação

A gestão municipal da Prefeitura de Araripina foi avaliada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) em mais uma edição do Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICC) divulgado esta semana que colocou o município na 13ª posição entre as 184 cidades pernambucanas. Nas edições de 2018 e 2020, o município também ocupou as primeiras posições do ranking sendo classificado com o nível aceitável que atesta o cumprimento de mais de 90% dos itens avaliados.

O ICC é um diagnóstico obtido com base nos demonstrativos contábeis constantes nas prestações de contas da prefeitura no ano de 2023. O estudo verifica o grau de atendimento dos municípios às normas de contabilidade pública, como determina a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O índice avalia os balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, as demonstrações das variações patrimoniais, do fluxo de caixa e das mutações do patrimônio líquido, além das informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pela prefeitura com os dados registrados no sistema Siconfi. Foram avaliados 90 itens e a Prefeitura de Araripina foi aprovada em todos eles.

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, destacou a importância da iniciativa do TCE-PE e sua alegria em ver o município novamente nas primeiras colocações do levantamento. “O Tribunal de Contas de Pernambuco presta um grande serviço à sociedade através do ICC que estimula à transparência dos gastos públicos e a organização contábil e financeira das prefeituras. Geralmente os temas de gestão não são a pauta principal da política, mas em Araripina, por exemplo, a população entendeu que uma gestão organizada é capaz de realizar obras e ações e trazer investimentos que melhoram a vida de todos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *