Após fiscalização da CPRH, moradores deixam o lixão de Ouricuri

O lixão de Ouricuri-PE vai ser revitalizado. A confirmação vem da prefeitura. Segundo o procurador-geral do município, Wilker Ferreira, o projeto consiste na revitalização do espaço com a implantação de um aterro sanitário.

De acordo com o procurador, o município recebeu uma notificação da Agência Estadual de Meio Ambiente, a CPRH, avisando que no lixão, não poderá mais ter trânsito de pessoas trabalhando com recicláveis sem os equipamentos de segurança de proteção Individual (EPI).

“Foi feita uma fiscalização pela CPRH e em resposta comunicamos que estamos com plano de revitalização, criamos um projeto. A primeira medida é cercar o local. Além disso, já fizemos cadastro das famílias, os que moravam no lixão e que não tem casa. O cadastro foi encaminhado para a Secretaria de Ação Social e eles receberão uma ajuda com o aluguel social. (…) A ajuda é de três meses somente e podendo prorrogar pelo mesmo período”, explicou.

Máquinas da prefeitura já estão no local para fazer a mudança. Depois de murado, o local oferecerá horários específicos para os catadores, eles terão que respeitar a escala de horários estipulados pela Secretaria de Ação Social. O projeto da prefeitura também se dispõe a dar suporte para quem mora no local.

As famílias que residiam no lixão já deixaram os barracos, que serão demolidos, a princípio a prefeitura vai manter as famílias com o aluguel social, o benefício é de três meses e pode ser prorrogado por mais três.

José Edmar morou no lixão por 16 anos. “Acho que vai ter uma melhoria, na verdade estou gostando essa mudança”. Mas apesar disso, o catador informou que ainda não recebeu ajuda e ainda não sabe para onde ir.

Maria de Lourdes Rodrigues (Nida), também não tem onde colocar o barraco. Mas mesmo sem gostar da mudança, ela reconhece que é mais seguro. “Fica mais seguro e ter uma sombrinha pra gente ficar também é bom”. (Por: Cidinha Medrado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *