Antonio Fernando tem reunião com novo presidente da EPTI e defende retomada de ônibus leitos para o Araripe

Retomada imediata do funcionamento das linhas de Ônibus tipo Leito, nos percursos Araripina/Recife e Recife/Araripina, por parte da empresa Auto Viação Progresso, foi destaque entre as pautas que marcaram uma reunião, no Recife, na manhã desta segunda-feira (07.06), entre o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) e o novo diretor presidente da EPTI – Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Antonio Cavalcanti Junior.

“A retirada das linhas tipo Leito pela empresa Progresso prejudicou muito os usuários, causando sérios incômodos. Pois só restaram linhas de ônibus tipo “pinga-pinga”, com cadeiras desconfortáveis e muito estreitas, completamente inadequadas para viagens longas, com duração de mais de 10 (Dez) horas, como é o caso dos percursos entre a Capital e o Araripe, com paradas em várias cidades. Ressalte-se que, atualmente, a população do Araripe, se precisar pegar um Ônibus Leito, é obrigada a se deslocar até Salgueiro, que fica a 110 km de distância de Ouricuri; mais de 170 Km de Araripina; e passando de 200 Km nos casos de Exu e Santa Filomena”, explicou o deputado Antonio Fernando.

Na reunião com o deputado Antonio Fernando, o novo diretor presidente da EPTI, Antonio Cavalcanti Júnior, se comprometeu a entrar imediatamente em contato com a Empresa Auto Viação Progresso, que tem a concessão das linhas, para analisar o caso detalhadamente e ver os caminhos para que os Ônibus tipo Leito voltem a circular entre o Araripe e a Capital do Estado.

“O presidente Antônio Cavalcanti Júnior garantiu que vai averiguar junto à empresa os motivos da suspensão dos Ônibus Leitos; e, junto conosco, buscar os meios para a volta da normalidade nas linhas”, disse o deputado.

De acordo com o deputado de Ouricuri, se necessário, podem até ser buscadas outras soluções para o problema: “Caso a Progresso não aceite retornar os serviços com os Ônibus Leitos, uma saída possível seria a criação de linhas de Vans partindo de Ouricuri e Araripina com destino ao Recife, contando com a anuência da EPTI. O mais importante de tudo é lutar para garantir um transporte público intermunicipal eficiente e de qualidade para toda população do Sertão do Araripe”, afirmou Antonio Fernando.

Na mesma reunião – que aconteceu na sede da EPTI, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife – o deputado Antonio Fernando também encaminhou outros pleitos de interesse do Araripe e do Sertão junto ao presidente Antônio Cavalcanti Júnior.

“Tratamos da agilizaçäo da Placa Vermelha para as VANS do interior, que utilizavam-se de Placas Vermelhas (destinadas à caracterizar veículos de transporte público) de outros Estados e foram orientados a colocar a placa comum do Estado de Pernambuco; pedimos esclarecimentos e possíveis providências acerca de ajustes e/ou correção na disparidade de Valores dos Seguros de Vida de Passageiros, cobrados e estabelecidos em proporcionalidade de R$ 100 mil (Cem Mil Reais) para os proprietários de VANS, contra o patamar de apenas R$ 30 mil (Trinta Mil Reais) estabelecidos e cobrados às Empresas de Ônibus; e, por fim, também ressaltamos, quanto às VANS – que agora estão se regularizando junto ao DETRAN e à EPTI – que será necessário a aplicação de um desconto no IPVA destas em relação aos veículos de fretamento normais, pois o Transporte de Passageiros tem caráter de utilidade pública”, concluiu o deputado Antonio Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *