Antonio Fernando faz homenagem ao aniversário de 116 anos de Ouricuri em pronunciamento na Alepe

O aniversário município de Ouricuri, que completou 116 anos de emancipação política nesta terça-feira (14.05.2019), foi o tema de um pronunciamento do deputado  Antonio Fernando (PSC), na tarde de hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado, que é filho da terra e se elegeu com quase 60% dos votos da cidade nas eleições de 2018, destacou a importância histórica, econômica e regional do segundo maior município do Sertão do Araripe.

No resgate histórico, Antonio Fernando lembrou que Ouricuri é conhecida como a terra dos “Voluntários da Pátria”, em razão de um batalhão de soldados voluntários formado na cidade sertaneja para lutar na Guerra do Paraguai, que acabou entrando para a história do Brasil. E ressaltou, também, as origens do município, ainda no Séc. XIX, surgido de uma antiga fazenda de gado, a fazenda Tamboril. A partir desta origem seria criada a cidade de Ouricuri – o mesmo nome de uma palmeira da região – sendo elevada à cidade em 14 de maio de 1903.

No cenário atual, Antonio Fernando destacou a importância econômica de Ouricuri que, com quase 70 mil habitantes, é hoje um polo comercial e de serviços que atende a mais de uma dezena de municípios em seu entorno. “A força econômica de Ouricuri se reflete diretamente na renda da população. De acordo com o IBGE, o salário médio mensal dos trabalhadores formais da cidade atinge 1,8 salários mínimos, sendo esta a média mais alta entre os todas as cidades que formam a microrregião do Araripe”,afirmou o deputado.

No pronunciamento, o deputado ressaltou que além da indústria do gesso, do comércio e do setor de serviços, nos últimos tempos, a cidade tem revelado um bom potencial para o desenvolvimento do turismo, especialmente, o turismo religioso. Segundo ele, o grande destaque é o Santuário de Frei Damião, que, a cada ano atrai um número maior de devotos. Nas missões deste ano, acontecidas recentemente, a cidade recebeu cerca de 15 mil visitantes por dia. “Nossa proposta é criar a Rota da Fé, unindo Ouricuri ao Juazeiro do Norte e Canindé, no Ceará, num circuito de turismo religioso. Esta iniciativa visa à geração de emprego e renda, bem como estimular a vocação religiosa do povo da região”, concluiu o deputado Antonio Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *