Antônio Fernando elogia novo serviço do Imip para diagnóstico de câncer

A implantação de um biobanco para pesquisa na área de oncologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) foi ressaltada pelo deputado Antonio Fernando (PSC), no Pequeno Expediente desta quarta (27). O serviço de coleta e armazenamento de material molecular de tumores, inaugurado na última sexta (22), é o primeiro do tipo no Nordeste, e será utilizado para fins de pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de tratamento contra o câncer.

“A iniciativa permitirá que a população pernambucana, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tenha acesso a diagnósticos de última geração na área de oncologia, bem como a tratamentos personalizados com maior número de chance de cura para os pacientes com câncer”, ressaltou o parlamentar. O biobanco vai integrar o Imip à rede mundial de pesquisa em oncologia, sendo parte da Rede de Biobancos da América Latina e do Caribe (Reblac) e da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc). “Esse serviço será mais um elemento para fortalecer uma das instituições que dá mais orgulho aos pernambucanos”, elogiou.

A implantação do biobanco foi fruto de um investimento de R$ 1,7 milhão, custeado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Antonio Fernando sugeriu que os parlamentares destinem recursos de emendas para o biobanco. “Houve tentativas anteriores de implementação em outras cidades do Nordeste, mas faltaram recursos. É importante que a gente não deixe esse serviço fechar ou passar dificuldades financeiras”, considerou. (Da Alepe)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *