Agentes de Ater participam de capacitação nesta quinta-feira, em Ouricuri

Nesta quinta-feira, 15, cerca de 30 Agentes de Ater participam do Intermódulo de Ater. A capacitação tem o objetivo de qualificar a atuação destes técnicos junto às 1.800 famílias dos dez municípios do Araripe e de Parnamirim, que foram beneficiadas por duas chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nas quais o Caatinga foi contratado para atuar.

A formação acontece durante todo o dia no auditório da sede urbana do Caatinga, em Ouricuri e terá como tema:  “Exercitando a análise de agroecossistemas”. Na ocasião, serão realizados exercícios práticos de leitura/análise do território onde cada agente de Ater atua, além de reflexão sobre os conflitos sócio ambientais da agricultura camponesa com o agronegócio, dentre outros aspectos.

capacitacao_arquivo_caatinga (3)Esta é a segunda etapa da formação que está dividida em dois módulos e neste intermódulo. O primeiro módulo cujo tema foi “A Agroecologia, os conflitos socioambientais e a construção de agroecossistemas sustentáveis em Pernambuco”, aconteceu em meados de novembro de 2014. O II módulo está agendado para os dias 26, 27 e 28 de janeiro aqui em Ouricuri.

O curso é uma realização do Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e o Caatinga com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.

Chamadas

O Caatinga está executando duas chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater): Uma é a Chamada Pública de ATER – INCRA e SAF/DATER/MDA – Agroecologia: “Cada Quintal, Uma Escola” que oferta assistência técnica voltada à produção agroecológica a 800 famílias do Araripe pernambucano.

A segunda é a chamada pública de assistência técnica e extensão rural para promoção da agricultura familiar sustentável nas bacias leiteiras – Projeto Sertão leiteiro que atende 1.000 famílias no sentido de apoiar a produção de leite da agricultura familiar.

Da redação do blo do edy.com.br/ASCOM CAATINGA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *