Mais de 5 mil gestantes devem tomar nova vacina na rede pública no Sertão

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, 5.758 gestantes devem se vacinar contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa), uma nova vacina que está sendo inserida na rede pública, por determinação do Ministério da Saúde. A vacinação no município inicia na segunda-feira (17).

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jeane Moraes, a vacina é exclusiva para grávidas que estão entre 27 a 36 semanas de gestação. “É importante que as gestantes assim que completarem as 27 semanas procurem o mais rápido possível por uma unidade de saúde, pois ela pode ter uma intercorrência durante a gestação e então ela já estará imunizada e protegendo o bebê”, explicou a coordenadora do PNI.

Segundo Jeane, a vacina é direcionada às gestantes, pois os bebês estavam adquirindo a coqueluche antes dos dois meses de vida, quando eles estão em idade para tomar a primeira dose. “As crianças tomam a vacina contra a coqueluche com 2, 4 e 6 meses de idade. E esta vacina protege contra a coqueluche e outras doenças, já que ela é pentavalente”, explicou.

Os anticorpos protegem a criança ainda na barriga através da placenta, fazendo com que a criança já nasça com imunidade. A estimativa da Secretaria de Saúde do município é de que mais de 5 mil mulheres estejam gestantes na cidade em um período de 12 meses.

As grávidas que estiverem no período necessário para tomar a vacina, devem se dirigir a uma das 43 unidades de saúde das Zonas Rural e Urbana com o cartão do pré-natal.

Da redação/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *