A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), através da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), atualizou nesta terça-feira, 1, as normas relativas ao uso de máscara em serviços de saúde do Estado. Substituindo a Nota Técnica publicada em 5 de abril de 2023, a nova publicação considera a redução dos registros das doenças respiratórias em Pernambuco e a queda de contaminações e óbitos por Covid-19.
Embasada em dados epidemiológicos favoráveis, a Secretaria de Saúde estabelece o uso obrigatório de máscara apenas nos seguintes casos: pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave; pessoas positivadas para doenças respiratórias, com sintomas nos últimos 10 dias; todo o público das áreas de triagem, internação ou do manejo clínico, com pacientes acometidos por doenças infecciosas; e trabalhadores e demais pessoas que circulam em locais com atendimentos ofertados a pessoas com maior vulnerabilidade, como imunossuprimidos, idosos e transplantados.
A SES ainda explica que o uso de máscara continua obrigatório nos setores das unidades e serviços de saúde onde a utilização é compulsória, por ordem legal, por diretrizes internas ou exigência relativa à biossegurança. A secretaria reforça aos gestores dos serviços a importância da permanência rigorosa dos trabalhos de fortalecimento das orientações de pacientes, acompanhantes e trabalhadores de saúde sobre a higienização das mãos com álcool 70%, água e sabonete líquido.
Fonte: Blog Alvinho Patriota