Idosos e adolescentes optam ir às urnas apesar do voto ser facultativo

Os idosos com mais de 70 anos e adolescentes que tenham entre 16 e 17 anos podem escolher se vão ou não às urnas. Apesar do voto ser facultativo, grande parte desse público não abre mão do voto e participam das eleições.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os idosos representam 4.380 eleitores, enquanto que os adolescentes totalizam 4.080. O eleitorado do município chega a 183.819 pessoas.

A costureira Maria do Socorro da Silva, no período de eleição, fica antenada televisão enquanto trabalha. Ela quer analisar as propostas dos candidatos.

“No dia da eleição quando eu chego no lugar em que eu voto ainda está fechado, porque eu quero chegar e votar logo”. Com 76 anos, o voto dela não é mais obrigatório, mas ela não perde uma eleição. “Se eu não quiser nem voto mais, mas meu prazer é ser uma cidadã”, revela.

Os adolescentes representam pouco mais de 2% do eleitorado. A maioria deles, consciente do papel que têm enquanto eleitores.

“O voto é um direito conquistado e acho que quando mais cedo votar, mais responsabilidade esse jovem vai ter e poder escolher aquele que vai representar ele nos próximos quatro anos”, diz a estudante Bionda da Silva Alves, de 16 anos.

Já Paloma Dias, de 16 anos, acha importante exercer a cidadania desde cedo. “O jovem lutou para conseguir esse papel dentro da democracia e acho que seria interessante saber escolher quem eu quero para me representar dentro desses quatro anos”.

Desde 1932, o voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/G1