Poetas, artesãos, músicos, maestros e compositores. Essas são algumas das modalidades artísticas lembradas no reconhecimento de ouricurienses que têm abraçado a arte e a cultura local e, que trabalham cotidianamente para multiplicar os seus conhecimentos e reavivar os costumes e a riqueza cultural de Ouricuri.
O título Mestre da Cultura Viva de Ouricuri foi concedido pelo Prefeito Cezar de Preto a 26 artistas que foram homenageados na véspera do aniversário do município, no último dia 13 de maio.
O reconhecimento tem por objetivo instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição popular.
A titularidade foi oficializada por meio do decreto Nº 015/2015, publicado no diário oficial do município no mesmo dia da cerimônia de entrega dos títulos. Entre os artistas homenageados estão o alfaiate e mestre do couro, Seu Aprijo que confeccionava as roupas de Luiz Gonzaga, o arte-educador, Junior Baladeira e o músico e artesão, também coordenador de cultura do município, Alcides Bezerra.
Conheça os 26 Mestres da Cultura Viva de Ouricuri
Mestre Alcides – Alcides Bezerra da Silva, Mestre Asarias – Asarias Freitas de Lima, Mestre Aprijo – José Aprijo Lopes, Mestre Leônidas – Leônidas Nobre de Souza, Mestre Raimundo Lacerda – Raimundo Nonato da Silva Lacerda, Mestre Gerôncio – Gerôncio Felizardo de Lira, Mestre José – José Mota da Silva, Mestre Ilê – Raimundo Melo Batista, Mestre Gybinha – Gildete José da Silva, Mestre Jangada – Fernando Vieira da Silva, Mestre Chichico – Francisco Coelho de Aquino, Mestra Sibita – Maria José de Brito, Mestra Maria Helena – Maria Helena de Oliveira Félix, Mestra Leonor – Leonor Maria da Silva, Mestre Milton Fogueteiro – Teonilton Gomes dos Santos, Mestra Iraci – Iraci do Nascimento Lima, Mestre Vital – Vital Barboza de Lima, Mestre Lécio Santos – Lécio Lima dos Santos, Mestre Ditinho – Benedito Ferreira da Silva, Mestre Xoxa – Carlos Francisco Alves da Silva, Mestre Bigodinho – Francisco de Assis Ribeiro de Sena, Mestre Luiz – Luiz Lima dos Santos, Mestre Cacau – Carlos Gilberto Xavier, Mestra Durvalina – Durvalina de Souza Borges, Mestre Té – Serginaldo Alves da Silva, Mestre Júnior Baladeira – Nelson Pereira de Sá Junior.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/ASCOM