Aconteceu no dia 22 de abril na Escola Moises Mendes, a conferência Municipal da educação com o objetivo de aprovar as metas e estratégias que vão nortear as políticas públicas da educação de Ouricuri nos próximos dez anos.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de apresentar, debater e aprovar o Plano Decenal de Educação.
O Plano orienta ações que vão desde o ensino infantil até o superior passando pelo processo de gestão democrática – participação popular – e foi construído por uma Comissão compostas por membros da Secretaria de Educação a partir de cerca de 20 metas orientadas pelo MEC.
O Plano Decenal de educação já é uma obrigação que costa na Lei do Plano Nacional de educação aprovado em 24 de junho de 2014 e lá foi estabelecido que as prefeituras tinham um ano para fazer o seu plano, inclusive a aprovação do plano é prerrogativa fundamental para a liberação de dinheiro para as prefeituras, já estamos correndo contra o tempo.
O Conselho Municipal de Educação acompanhou toda a discussão e a conferencia é importante para ouvir profissionais e a sociedade civil organizada, depois o plano segue para a câmara municipal de vereadores aprovam e segue para a sanção do prefeito.
O município tem até o dia 24 de julho para encaminhar para o Ministério da Educação (MEC).
O mais importante é tirar do papel o que foi elaborado que a partir de 25 de julho vira lei disse Jhone Monteiro (SINDSEP).
É extremamente importante essa oportunidade para que as pessoas participem com suas opiniões e que as metas estabelecidas possam ser alcançadas destacou o Coordenador de Ensino do IF Sertão Ouricuri João Batista que participou da conferencia.
Em entrevista ao blog o Secretário de Educação Franklin Aquino destacou a importância da conferencia.
Estamos planejando o que irá ser executado ao longo de 10 anos no município.
É a oportunidade que povo tem de falar suas propostas sobre a educação o que se almeja e o que é que o governo pode executar.
Por Edy Vieira
Da Redação do Blog do Edy Vieira