No próximo dia 2 de agosto de 2025, o Museu Memorial Sertanejo, localizado em Poço Dantas, zona rural de Santa Cruz-PE, comemora seus 15 anos de existência com uma programação especial. A partir das 21h, a Praça de Poço Dantas será palco de apresentações musicais ao vivo com nomes que representam a alma da música nordestina: Djalma Costa, Elmo Oliveira, Adãozinho de Rajada & Katin, Banda de Pífano Mestre Chiquito, Thiago Vieira, Wellington de Olinda e Junior Baladeira.
Mais do que um evento festivo, a celebração marca a resistência e valorização da cultura sertaneja. O Memorial Sertanejo surgiu em 2010 a partir de uma ideia simples, mas carregada de memória: a exposição de um rádio antigo. Desde então, o acervo foi crescendo e o espaço se consolidou como referência na preservação das raízes culturais do povo nordestino.
Responsável pela criação e coordenação do Memorial, a agente cultural Luzia Barboza, dedica-se diariamente a manter viva a história do sertão. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Além de objetos históricos e peças típicas da cultura nordestina, o local recebe constantemente escolas, turistas e pesquisadores interessados em conhecer mais sobre o modo de vida sertanejo.
Durante todo o dia 2 de agosto, o público poderá visitar o espaço e participar de atividades culturais e recitais de poesia. À noite, a festa ganha forma com os shows que vão até as 2h da manhã, promovendo um verdadeiro reencontro com as tradições musicais da região.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Paróquia de Santa Cruz e Bitmax Telecom.
Por: Fábio Souza