Água Mineral ou adicionada de Sais?! Há diferença?

O precioso líquido é um bem disputadíssimo no comercio e as pessoas podem encontrar facilmente uma variedade de embalagens padronizada com a água.

Para sabermos se há alguma diferença entre a água dita mineral e a água adicionada de saís a nossa reportagem foi até a APEVISA e conversamos com o coordenador Edvaldo Feitosa.

Em visita às distribuidoras podemos verificar a comercialização de ambas e segundo os vendedores as pessoas não têm o costume de questionar. Só pedem e agente entrega.

O coordenador da APEVISA explica a diferença.

E.F: existe uma diferença básica. A água mineral tem que ter uma fonte para captação. Essa fonte antes de ser autorizado o envasamento é uma fonte que será fiscalizada seja semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou a qualquer hora quando a vigilância achar necessário.

A água adicionada de sais aí tem uma grande diferença por que ela não precisa ser de uma fonte. Ela pode ser de qualquer outro manancial que inclusive não passou por um processo de fiscalização, um manancial que não é monitorado, não há essa necessidade. A fiscalização acontece dentro do estabelecimento que vai envasar a água adicionada de sais.

Essa água vai passar por um processo de melhoramento o mais comum seria o processo de osmose reversa para retirar tudo que é substancias inclusive elementos patogênicos a saúde e os outros sais, vai ficar apenas o H2O.

Para se tornar um produto comercial e para o consumo humano, precisa da adição de sais, a água mineral já vem com todos os sais.

BLOG: A água adicionada a sais traz riscos a saúde?

E.F: As duas trazem desde que não cumpram as normas do Ministério da saúde. Por isso a fiscalização é constante.

BLOG: E como observar se a água que estou comprando é mineral ou adicionada de sais?

E.F: A diferença visual não tem com determinar, mas, os botijões de 20 litros está escrito no rótulo: água adicionada de sais se não tem lá escrito, água mineral natural aí você saberá que tipo de água está comprando.

É bom ficar atento também para o selo de qualidade que fica no gargalho do botijão de 20L vem o selo de qualidade que é determinado pela APEVISA ( Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) liberado pela Secretaria da Fazenda.

BLOG: E quanto à data de validade?

E.F: É super importante ficar atento a data de validade.

BLOG: Caso alguém queira apresentar uma denuncia como proceder?

E.F: Observar se a água tem gosto, cheiro ou cloro esta água está errada. Não pode conter nada, por isso é mineral.

Se observar algo fora desse padrão faça a denúncia a APEVISA que fica na XI GERES como pode se dirigir ao município na vigilância sanitária de fazer as averiguações necessárias.

É importante na hora que você for comprar água observe as informações no rotulo sobre que produto está comprando, data de validade e se há o selo de garantia.

A nossa redação agradece ao coordenador da APEVISA Edvaldo Feitosa pelas explicações.

Por Edy Vieira

Da Redação do Blog d o Edy.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *