CISAPE procura solução para o lixo da região

Aconteceu na última terça-feira (02) no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) no Recife, apresentação de tecnologia para reciclagem do lixo. Presentes todos os consórcios intermunicipais do Estado de Pernambuco. O coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (CISAPE) Daniel Torres, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Ipubi participou representando o Consórcio.

A tecnologia foi apresentada pelo professor Sabetai Calderon, doutor em ciências pela USP – Universidade de São Paulo, consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, consultor do Banco Mundial e autor do livro “Os Bilhões Perdidos no Lixo”.

A tecnologia consiste em transformar todo o lixo produzido em produtos como sejam, sacolas plásticas em novas sacolas plásticas, o lixo orgânico em adubo, o refugo da construção civil em tijolos, blocos e lajotas. A vantagem é que o material de construção reaproveitado poderá ser utilizado nas construções públicas. Todo esse processo poderá ser feito no próprio município através de aquisição de máquinas simples e de baixo custo, gerando emprego e renda no próprio município para as pessoas envolvidas no processo como os catadores de lixo.

Essa tecnologia apresentada pelo professor Sabetai reduz totalmente a necessidade de construção de um aterro sanitário de grande porte. Cada município necessitará apenas de um aterro de pequeno porte, porque só 10% do lixo coletado irão para o aterro o lixo considerado refugo, sem aproveitamento como fraldas descartáveis, absolventes íntimos e papel higiênico.

O CISAPE através do seu presidente prefeito Alexandre Arraes não tem medido esforços na procura de soluções que possa resolver definitivamente a problemática do lixo em todos os municípios do Araripe. Essa tecnologia apresentada é apenas uma das soluções. Vamos mostrar essa tecnologia a cada prefeito. Temos que resolver o problema do lixo urgentemente”, afirmou Daniel Torres.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *