Ouricuri: Seminário lança Programa Mulheres Rurais para facilitar acesso ao PNAE

Na manhã desta quarta (14), foi realizado o Seminário de lançamento do Programa Mulheres Rurais, na sede da ONG Caatinga, onde compareceram autoridades municipais, políticas, lideranças comunitárias e mulheres da agricultura familiar. Um dos objetivos do projeto é facilitar o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prefeito Ricardo Ramos, acompanhou o lançamento. O gestor disse que pretende ajustar uma relação com as agricultoras através do fornecimento de alimentos para as escolas. “Isso é uma grande inclusão social o ‘Programa Mulheres Rurais’ está gerando uma nova alternativa de geração de emprego. Com isso, a gente vai está produzindo alimentos com mais qualidade, sem agrotóxicos. Tem uma guerra ambiental aí, com produtos cheios de tóxicos, e a gente tem que apoiar isso. Porque diante de tantos movimentos sociais, essa valorização e inclusão para as mulheres é muito importante”, comentou.

A coordenação do programa incluiu 21 grupos de mulheres do território do Araripe, de cidades como Exu, Parnamirim, Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Granito e Ouricuri para atuarem na construção das metas deste projeto. Cláudia Xenofonte disse que acredita que o projeto vai atingir diretamente os grupos. “É um projeto construído em conjunto, que vai beneficiar especialmente as mulheres. Ao todo, 243 mulheres que já estão organizadas nesse processo de produção, mas o projeto entende que não só produzir é importante, é importante também o fortalecimento político dessas mulheres e discussão da autonomia, não só de produzir, mas também de decidir sobre recursos utilizados na produção”, argumentou a coordenadora. (Por: Cidinha Medrado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *