Um grupo de professores que fazem parte da rede municipal de ensino de Ouricuri iniciou na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório do Cerest o curso de braile. A capacitação gratuita está sendo ofertada pela Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e tem o objetivo de capacitar os professores para acolher os alunos com deficiência visual.
O curso tem uma carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pelos professores brailistas Milton Carvalho e Érica Alves, cedidos respectivamente pela Universidade Católica e Governo do estado. Na abertura do curso Érica Alves explicou a função do professor brailista.
“O professor é quem prepara os materiais, ensina o braile e tira dúvidas dos alunos. Eu pretendo deixar muitos brailistas aqui em Ouricuri. 40h não é a carga horária necessária para aprender tudo, mas vocês sairão com noções básicas que já ajudarão vocês a melhor receberem uma pessoa cega em sala de aula, e com empenho, com certeza cada dia vocês vão ficar mais preparados”, destacou Érica.
O curso de sistema braile abordará a escrita, manuseio de impressoras de braile, símbolos fundamentais do braile, leitura e outros assuntos relacionados. Para a Coordenadora pedagogia da escola do povoado de Santa Rita, Maria Leir, esta é a oportunidade de fazer a diferença na inclusão das pessoas. “É muito importante este curso. Estou fazendo para receber melhor os alunos com deficiência visual na escola”, disse.
Da Redação do Blog do Edy Vieira/ascom