Seminário reúne gestores e conselheiros de juventude em preparação para as conferências municipais

Gestores municipais de coordenadorias ou secretarias relacionadas à juventude e conselheiros de toda a região participaram do 1º Seminário Regional de Políticas Públicas para a Juventude, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e a Juventude, em parceria com a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Coordenadoria de Juventude, nesta sexta-feira (10), no auditório do Instituto Federal – IF Sertão, Campus Salgueiro.

De acordo com o articulador do governo do estado, Guilherme Alves, o encontro teve a finalidade de orientar sobre a importância da formação dos conselhos municipais e outros marcos legais para a criação do sistema municipal de juventude. “Temos, apenas, 12 conselhos funcionando. Vamos trabalhar com vocês para entender qual o motivo do desinteresse da juventude”.

Ele explicou que a ideia era escolher três coordenadores para o Fórum Estadual de Gestores de Juventude, entre os participantes de Ouricuri, Araripina, Terra Nova, Granito, Carnaibeira da Penha, Itacuruba, Petrolina, Orocó e Belém do São Francisco. “A conferência é muito mais que eleger delegados para a conferência estadual. Não é só isso. Enquanto estado, essa é a menor responsabilidade. A maior é ter todos os recortes de participação efetiva na etapa municipal e o esqueleto do plano municipal de juventude”.

Guilherme mostrou a necessidade de revisar o Plano Estadual de Juventude de 2008 e disse que existe o compromisso do governo do estado de criar o fundo de juventude, em 2016, para melhor trabalhar as políticas da juventude. Ele sugeriu que fossem feitas pré-conferências nos distritos, com a discussão dos eixos temáticos da nacional e a eleição de delegados para a municipal. “A gente quer que os delegados sejam verdadeiramente participativos. Qualificando a discussão no município, a gente evita a evasão na estadual e na nacional”, falou.

A 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será em Brasília, de 16 a 19 de dezembro, tem como tema ‘As várias formas de mudar o Brasil’. A 3ª Conferência Estadual será em Olinda, de 6 a 7 de outubro e a municipal de Salgueiro, ainda, não tem data definida.

Da Redação do Blog do Edy Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *