Secretaria de Saúde e equipe do NASF encerram Campanha de prevenção à tuberculose

Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizaram a campanha “Tuberculose Tem Cura!”. A ação contou com palestras nos postos de saúde da família tanto da zona urbana quanto da zona rural do município.

Neste sentido, a Campanha foi encerrada na manhã do ultimo dia 26 foi realizado a Sala de Espera sobre Tuberculose na USF do povoado Barra de São Pedro. Ocasião em que a equipe do NASF sensibilizou as pessoas que estavam a espera de atendimento ambulatorial para importância do tema através de palestra e distribuição de material educativo. Na ocasião, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre a tuberculose. O evento foi encerrado num clima de acolhimento e com sorteio de brindes.

A Campanha ressaltou a importância de a população ficar atenta aos sintomas da tuberculose, bem como a necessidade de não abandonar o tratamento no caso de um diagnóstico positivo, antes do tempo prescrito pelo médico.

“Nós intensificamos o trabalho de Educação Permanente em Saúde ao encampar durante todo esse mês de março, esta campanha contra a tuberculose. Esta é mais uma ação de prevenção das doenças, junto as unidades de Saúde da família através da qual a Equipe NASF Ouricuri tem participado de forma incisiva”, afirmou a Assistente Social do NASF, Polliana Máximo.

Tuberculose

Segundo informações do Ministério da Saúde a tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

Da redação do blog do edy.com.br/ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *