Quadrigêmeos de gravidez espontânea nascem em Petrolina

Uma mãe que teve gravidez espontânea de quadrigêmeos, Riqueline de Brito Macêdo, deu à luz aos bebês no domingo (24) em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Maria Alice, Maria Fernanda, Maria Isabela e João Miguel nasceram bem.

Riqueline é de Dormentes-PE e já teve uma gestação de gêmeos, em 2007, mas enfrentou um problema no parto e as duas meninas acabaram morrendo. Depois disso, ela teve duas filhas, só que em anos diferentes. Em setembro do ano passado foi surpreendida com a notícia de que estava grávida de quadrigêmeos. “Foi um susto muito grande!”, explicou.

A estimativa é que uma gravidez espontânea de quadrigêmeos só existe a cada 750 mil gestações. A situação é delicada e por causa disso a mãe precisa ser cercada de cuidados. Riqueline fez o pré-natal no hospital Dom Malan/Imip e chegou a ficar até dois meses internada na unidade fazendo um acompanhamento intensivo.

“Pelo risco grande desses bebês se desenvolverem em um parto prematuro extremo, que é um parto onde os bebês tem muito risco de morte, inclusive de problemas de saúde. A mãe também corre alguns riscos em relação a hipertensão, diabetes que é mais comum na gravidez de gêmeos. Então o que foi feito em relação a Riqueline foi um acompanhamento bem específico para a condição de quadrigêmeos”, declarou o médico Coordenador do setor de Alto Risco do HDM/Imip, Marcelo Marques.

“Eles foram de 34 semanas, hoje (25) tem duas menininhas na unidade de cuidados intermediários, em ar ambiente. Não estão necessitando de nenhum suporte ventilatório e dois estão na UTI, já quase de alta, também em ar ambiente, então daqui a pouco estarão os quatro juntos, daqui a pouco no canguru”, complementou a pediatra Diretora Médica do HDM/Imip, Tatiana Cerqueira.

Riqueline não vê a hora de levar os bebês para casa. “A ansiedade, acho que maior ainda, é sair com eles e ir para casa. Eu acho que todo mundo não vê a hora deles chegarem em casa”, comentou a mãe dos bebês. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *