Projeto cadastrará para distribuição de raquetes de palma na segunda

O projeto Palma Nossa da Prefeitura de Bodocó, inicia o cadastramento de beneficiários a partir de segunda-feira (22/10) para aquisição da raquete de palma, será uma ação da Secretaria de Agricultura, que conta com apoio do Sebrae, visando promover o incentivo ao cultivo da palma para alimentação animal e a melhoria da gestão das propriedades rurais, além de contribuir para a geração de renda das famílias. O projeto localiza-se na zona rural do município, distribuído em: área I (Sítio Jacu) e área II (Sítio Saco das Queimadas), com apoio de uma equipe técnica.

De acordo com Túlio Alves, o Nossa Palma é um programa de transferência direta criado para garantir o acesso a produtores de leite do município e pretende atender, inicialmente, 130 produtores rurais. As unidades demonstrativas servirão como base de sustentação para distribuir as raquetes para os produtores que tenham interesse de plantar e multiplicar o cultivo.

Os criadores ainda enfrentam dificuldades por conta da longa estiagem e aumento do custo da matéria-prima para alimentar o rebanho, como milho, soja e algodão; e o valor do leite não acompanha o custo da produção. Segundo dados do IBGE, a bacia leiteira de Bodocó sofreu uma grande queda. A produção que já chegou a 180 mil litros de leite por dia, hoje soma apenas 60 mil; trazendo como consequência um impacto sobre a economia do município.

Os cadastros serão realizados e formalizados junto a um termo de compromisso referente à distribuição da palma; onde os agricultores que receberem as primeiras raquetes, possam plantá-las e após colheita, parte delas seja destinada à secretaria com o objetivo de distribuir de

forma consorciada para que outros agricultores também sejam contemplados. Para a realização do cadastro é necessário comparecer a sede da Secretaria de Agricultura, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 13, levar documentação. (Cidinha Medrado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *