Prefeitura realiza Semana da saúde visual para atender necessidade de consultas e exames em Ouricuri-PE

A Prefeitura de Ouricuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Projeto (Olhar pelo Próximo), está realizando desde o último dia 13 e vai até esta quarta-feira 18, na Policlínica localizada no bairro do IPSEP, a Semana da Saúde Visual para toda a população Ouricuriense.

A secretária de saúde, Gardielle Andrade, avisa que os interessados ainda podem procurar a Policlínica pra retirar a senha para o atendimento gratuito que será realizado dias 25, 26 e 27 deste mês, “o serviço vai beneficiar aquelas pessoas que mais necessitam e que não tenha condição de pagar uma consulta ou um exame de vista”, frisou.

O coordenador da equipe de triagem do Projeto, Heron, relatou que a Semana da Saúde Visual é uma parceria importante e atenderá  uma demanda reprimida na especialidade de oftalmologia. “Os médicos  são especializados e irão  realizar exames oftalmológico computadorizado, que irá ajudar na identificação de várias doenças oculares, como o glaucoma e catarata.  O diagnóstico também poderá resultar em receita para aquisição de óculos se necessário.

Sendo um dos sentidos mais importantes do ser humano, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas.

Embora a realização de exames preventivos regularmente não seja um habito muito cultivado, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem, o que pode prejudicar sua situação, podendo levar até mesmo à cegueira. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Daí, a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais.

A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão.

 Vale lembrar que nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos. Pode-se desenvolver dificuldade para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos, ou mesmo a necessidade de maior luminosidade para ler.

Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos será fundamental para resolver eventuais problemas. Existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade ao longo da vida. (ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *