Parceria de Antonio Fernando garantirá serviço oftalmológico da UFPE em Ouricuri

Em breve, a cidade de Ouricuri deverá receber a implantação de um serviço oftalmológico inovador para atender os 10 (dez) municípios do Sertão do Araripe (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade), e Parnamirim, no Sertão Central, que também faz parte da IX GERES-Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco. A iniciativa do deputado estadual Antonio Fernando (PSC) foi confirmada numa reunião entre o parlamentar e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Alfredo Gomes, onde uma parceria foi firmada para que os serviços da futura clínica oftalmológica da UFPE passem a atender os pacientes da região sertaneja.

Nesta parceria para a implantação deste serviço oftalmológico da Universidade Federal em nossa região, nós entraremos como os recursos – através de emendas parlamentares minhas e também do  deputado Federal Augusto Coutinho – para a compra de equipamentos e despesas de pessoal; e a UFPE entrará com a parte médica, utilizando estudantes de medicina, especialmente preparados em cursos de extensão para atuar no projeto”, explicou o deputado Antonio Fernando.

Além do deputado Antonio Fernando e do reitor Alfredo Gomes, também participaram da reunião o professor-doutor da UFPE e médico oftalmologista, Francisco Cordeiro, que é o idealizador do projeto; e o superintendente do Hospital das Clínicas de Pernambuco, Felipe Carrilho. “Essa é uma iniciativa muito importante do deputado Antonio Fernando que promoveu esse encontro. Com este serviço médico, poderemos não só prevenir centenas de casos de cegueira entre adultos (principalmente idosos), como também cuidar da visão das crianças, que enfrentam dificuldades de aprendizado na escola, por conta de problemas de vista”, explica Dr. Francisco Cordeiro. Por utilizarem estudantes de medicina, os serviços da clínica oftalmológica da UFPE devem acontecer em Ouricuri durante os finais de semana. A expectativa é de que sejam feitos entre 400 e 800 atendimentos por mês, dependendo da periodicidade, quinzenal ou semanal.

A ideia do deputado de estimular e apoiar diretamente este serviço oftalmológico da UFPE, destinando emendas parlamentares para cobrir despesas e custos de equipamentos, poderá dar um grande salto de qualidade nos atendimentos médicos na área de oftalmologia em todo o Araripe”, elogiou o reitor Alfredo Gomes. Já o superintendente do Hospital das Clínicas, Felipe Carrilho, disse que “a Universidade está recebendo com todo entusiasmo a parceria, que também poderá ser de grande importância na formação prática dos futuros médicos”.

O serviço de oftalmologia da UFPE se junta às diversas ações na área de saúde implementadas pelo deputado Antonio Fernando no Sertão do Araripe. “Recentemente, conseguimos dotar o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, de um importante serviço de hemodiálise dentro das Unidades de Tratamento Intensivo.Também estamos aguardando para breve, a instalação de um setor de UTI pediátrica, com leitos de UTI neonatal (para recém-nascidos) e de UTI geral para crianças; além disso, também está em estudos a ampliação do Hospital Regional do Araripe, que ganhará uma nova ala hospitalar”, concluiu o deputado Antonio Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *