Pais de estudantes de Santa Maria da Boa Vista estão preocupados com atraso em reforma de escola

Os pais dos estudantes de uma escola municipal em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, estão preocupados com atraso na reforma do prédio. A escola do assentamento Catalunha está sendo reformada desde janeiro de 2019. Cerca de 400 alunos precisaram ser transferidos para estudar em um espaço provisório sem estrutura.

Escola Santa Maria da Boa Vista — Foto: Reprodução/TV Grande Rio Escola Santa Maria da Boa Vista — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Escola Santa Maria da Boa Vista — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

As paredes sem reboco, espaço apertado e quente era uma das salas de aula. A estudante Leidiane Alves da Silva, de 11 anos, não tem boas lembranças de ir à escola no ano passado. “Uma amiga minha passou mal dentro da sala porque não tinha ventilador. Tinha vezes que sentávamos junto com outro porque não tinha espaço para colocar outra cadeira. A gente sentava no chão perto do quadro para escutar ela [a professora]”, diz a estudante emocionada.

Os pais dos alunos contam que só aceitaram o espaço provisório porque não tiveram alternativa. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio O espaço provisório foi alugado pela prefeitura de Santa Maria da Boa Vista para reformar a escola da vila. Uma parede de gesso, quase solta, divide duas salas. De um lado 42 estudantes do 4º ano, do outro 23 alunos do 3º ano. Além do calor, o barulho das duas turmas dificultava o andamento das aulas.

“Era insuportável. Aqui nessa sala os alunos passavam mal. Sabe aquela sensação de estar dentro de um ovo? Era aqui. Não dava para ensinar porque na maioria do tempo era pedindo silêncio, pedindo para se acalmarem. A gente não quer extensão, a gente quer o prédio da nossa escola” diz a professora substituta Maria das Dores, que se sente frustrada pelas condições do lugar.

Livros encontrados no prédio provisório da Escola Municipal do assentamento Catalunha. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Livros encontrados no prédio provisório da Escola Municipal do assentamento Catalunha. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *