OURICURI: LDO 2020 é aprovada e prefeito pode remanejar sem pedir a câmara até 8% do orçamento

Depois de uma audiência que não aconteceu por falta de participantes, os vereadores da casa Rodrigo Castor aprovaram a LDO (Lei de Diretrizes orçamentária) 2020, apresentando algumas ementas a lei.

Também votaram o percentual em que o prefeito Ricardo Ramos poderá remanejar sem pedir autorização à câmara de vereadores que ficou estipulado em até 8% do orçamento.

Fto: Edy Vieira

Para a vereadora Adelucoia Cléa a LDO engloba todas as secretarias e abrange todos os serviços que dez respeito ao município e apresenta um planejamento na saúde, educação, infraestrutura… Todas as ações que o executivo deseja concretizar no ano vindouro.

O executivo enviou no projeto o pedido de poder remanejar 16% do orçamento, mas conversando com os vereadores e os colegas de oposição já tinha a intenção de apresentar uma proposta de 5% mas dialogando conseguimos chegar ao valor de 8%.

Por estamos em comum acordo aprovamos um único projeto e caso o prefeito precise de mais recursos esta casa estará à disposição para analisar e votar o pedido.  Disse Adelúcia Cléa.

O ver. Everaldo Valério comentou sobre a aprovação da LDO e sobre a audiência esvaziada de público.

Sobre a audiência acredito que precisamos estimular mais a população, as lideranças para vir participar.

O plenário fica lotado quando tem discussão para sua categoria em especifico. Acredito que precisamos discutir melhor esta questão da importância da participação da cidade em todas as sessões.

Tem uma indicação que eu trabalhei muito para que fizéssemos sessões itinerantes. A minha proposta é que se a gente não está conseguindo atrair a população é importante que a gente vá pra peto do povo e volte às sessões itinerantes levando aos povoas, escolas, associações e assim envolver a população, o convite na rádio é importante mais é mais distante não é empolgante.

Em relação ao remanejamento vimos que 8% dar tranquilamente para o prefeito trabalhar.

Tem município ai afora que vota com 40%, 20%, mas nos temos uma população politizada apesar de não comparecer as sessões mais quando tem uma polemica a população vem para cobrar o seu vereador.

De forma que o vereador sendo representante do cidadão é importante estar atendo as demandas da população mais como também é importante às pessoas frequentarem mais as sessões.

Apresentamos também e foi aprovada a emenda impositiva para que os parlamentares possam indicar ações para as suas regiões e torcemos que estas emendas sejam liberadas.

O vereador enalteceu seus colegas pelo clima tranquilo que ocorreu a sessão e a maneira coesa em apresentar as ementas a LDO 2020. (Por: Edy Vieira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *