OURICURI: CAATINGA recebe homenagem pela Escola Pedro Teles

Situada no povoado de Passagem de Pedras, no município de Ouricuri, a Escola Pedro Teles levou para o desfile cívico de 7 de Setembro a ala de Convivência com o Semiárido e da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

A instituição recentemente construiu o Plano Político Pedagógico com a rica participação da comunidade e em parceria com o IF Sertão, campus Ouricuri e a ONG CAATINGA, além das formações oferecidas às educadoras através do Programa Cisterna nas Escolas – Água de Educar. A escola também vivencia atividades lúdicas educativas através do projeto Comunidade e Criança, parceria do CAATINGA com a ActionAid.

O projeto Jovem poeta Aprendiz, financiado pelo Fundo de Cultura de Pernambuco (FUNCULTURA), é outra iniciativa que contribui com a valorização da história da comunidade. As oficinas de produção de cordel tem ajudado as crianças e adolescentes a produzirem poesias de cordel. No desfile, a jovem poeta aprendiz Keliane, do 9º ano, recitou a história da comunidade de Passagem de Pedras construída pelos jovens poetas com o apoio do mestre cordelista Elmo Oliveira.

A escola trouxe para ruas da cidade a diversidade da agricultura familiar, com seus produtos, cultura e ensinamentos. A cisterna, símbolo da convivência com o Semiárido, representando as demais tecnologias sociais, as sementes crioulas, hortaliças, frutas e produtos como doces, multimistura enfeitaram a ala de convivência com o semiárido.
Os cordéis e um banner com a história da comunidade de Passagem de Pedras trouxeram a importância de uma educação que contextualize o lugar onde crianças e adolescentes vivem e resgate os aspectos históricos e culturais.

Ao final do desfile as crianças entregaram ao prefeito e secretaria de educação do município mudas de plantas nativas da CAATINGA simbolizando a necessidade de plantar e cultivar essa educação. (ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *