Governo do Estado retira 20 toneladas de óleo do litoral pernambucano

Nesta sexta, cerca de 200 pessoas do Governo de Pernambuco e de diversos órgãos também ajudaram a coletar 600kg de óleo em alto mar

O Governo de Pernambuco manteve, nesta sexta-feira (18.10), o trabalho de contenção e remoção de óleo do litoral pernambucano, realizando a limpeza e proteção de praias e estuários dos rios. Somente hoje, foram retiradas 20 toneladas de óleo das praias e coletados 600 kg de óleo em alto mar. Além disso, foram instalados 450 metros (m) de barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, no município de Ipojuca. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Sala de Situação, criada pelo governador Paulo Câmara para tratar exclusivamente do tema. A equipe reúne a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH.

Os técnicos do Governo do Estado localizaram, nesta sexta, manchas de óleo nas praias dos Carneiros e Boca da Barra, ambas em Tamandaré; na praia de Mamucabinhas, em Barreiros; e na Ilha de Santo Aleixo, Aver-o-Mar e Guaiamum, em Sirinhaém. Também foram encontrados pontos de óleo no Rio Persinunga (São José da Coroa Grande); Rio Una (Barreiros); e Rio Formoso (Tamandaré).

Ao todo, cerca de 200 pessoas do Governo de Pernambuco e de outros órgãos estiveram envolvidas na operação. Além disso, somente em Tamandaré, outras 300 pessoas, incluindo voluntários e servidores da Prefeitura do município, participaram das ações de limpeza. Para a operação, foram utilizados 1 helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS); 1 drone da Casa Civil; 30 viaturas; 8 caminhões, sendo 5 de transporte militar e 3 de carga; 3 tratores; e 3 barcos, sendo 1 catamarã, 1 lancha e 1 navio-patrulha da Marinha.

Na noite desta sexta, a equipe da Sala de Situação se reuniu com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, para um balanço dos trabalhos e definição das ações ainda a serem executadas. De acordo com o secretário José Bertotti, a mobilização será mantida no litoral sul, no mesmo ritmo, ao longo do final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *