Governo de Pernambuco se reúne com representantes da União para intensificar ações de planejamento no âmbito dos recursos hídricos

Um encontro entre membros do Governo de Pernambuco e da União com foco na integração das ferramentas de planejamento do Estado e as dos órgãos federais estratégicos da área de Recursos Hídricos aconteceu, essa semana, no Recife. Na ocasião, estiveram em pauta o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) e a atualização do Atlas de Abastecimento de Água. Além disso, foi formado um grupo de discussão entre os participantes para acompanhamento das metas pactuadas. A atuação do Estado será coordenada pela Seinfra-PE, que garantirá a integração com os seus órgãos vinculados: a Apac e a Compesa, além da Executiva de Recursos Hídricos.

Do lado do Governo Federal, participam do grupo os representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). “O recorte do Plano de Segurança Hídrica para Pernambuco foi elaborado por meio do trabalho conjunto entre essas equipes reunidas aqui e considera como premissa as fontes de abastecimento para as demandas atual e futura. Já o Atlas é um detalhamento desse plano e uma importante ferramenta de planejamento, que serve como um indicativo de por onde caminhar para que possamos garantir o abastecimento ainda que  haja um período prolongado de seca”, explicou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Para a gestora pernambucana, a integração desse grupo de trabalho precisa necessariamente “se tornar verdade na vida das pessoas”.  “O semiárido pernambucano tem um dos cenários mais críticos de disponibilidade hídrica per capita. Por isso, é fundamental pra gente pensar na gestão e no planejamento dos Recursos Hídricos como uma Política Pública e de desenvolvimento social também. Acredito que só assim podemos diminuir a distância entre os estudos na área de Recursos Hídricos e os seus impactos sociais”, pontuou Fernandha, que também é doutoranda na área.

Coube ao superintendente da ANA, Sérgio Ayrimoraes, apresentar a visão de futuro do PNSH com foco em ações sustentáveis de médio e longo, sendo definidas quatro dimensões como principais. São elas: humana, econômica, ecossistêmicas e resiliência – esta última a de maior criticidade e na qual são apontadas as diferenças regionais e formas de tratamentos adequados a cada realidade.

Também receberam a atenção dos presentes questões como Reuso da água e sustentabilidade tanto hídrica quanto operacional, bem como a busca da diversificação das fontes de captação de recursos para área, para além do orçamento público. Ainda foram apresentados o grau de segurança hídrica, por meio do diagnóstico alcançado pelo PNSH, estudos preliminares e suas obras potenciais e os avanços na forma de pensar o planejamento e seus reflexos no modelo de gestão e governança desejado para o atual contexto do País. “São questões transversais e que precisam ser tratadas com essa integração entre os entes federados para que assim seja ponte para o desenvolvimento econômico e social do país como um todo”, colocou o diretor da ANA, Marcelo Cruz. (Foto: Aluisio Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *