Conferência de Políticas para as Mulheres movimentou Santa Maria da Boa Vista com palestra e debates

Com a presença de representantes da Polícia civil, Instituto Federal, comunidades quilombolas, da Câmara de Vereadores, da rede pública de ensino, entre outros setores, a comunidade de Santa Maria da Boa Vista, realizou ontem(12) no espaço da AABB, uma série de debates temáticos, dentro da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema Mulher e Democracia: uma agenda de luta por direitos iguais, sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Um dos objetivos do encontro, foi analisar e buscar caminhos para a conjuntura nacional, estadual e municipal, voltada para os direitos das mulheres em diversas camadas sociais. Na ocasião, foram abordados vários assuntos a exemplo da reforma da previdência e trabalhista, além de contingenciamento de gastos públicos e cortes nas políticas de rotina do SUAS, que afetam programas sociais.

Ao falar na mesa principal de abertura do evento, o prefeito Humberto Mendes ressaltou a importância de se valorizar eventos como este, mesmo diante das dificuldades que crescem no país. “É importante e oportuno avançar em novos debates que ajudem a fortalecer o papel das mulheres na sociedade em todos os setores. Afinal, a história nos lembra que as mulheres não tinha direito ao voto, mas com garra quebraram essa barreira e hoje conquistaram muitos direitos”, disse o prefeito defendendo que elas deviam não só votar, mas também aumentar suas vagas na política chegando a 50% das cadeiras principalmente no legislativo.

Ao todo foram cinco eixos norteadores dos debates, entre os quais, Gestão de políticas públicas para mulheres, avanços, desafios e recomendações.

Consolidação das políticas públicas para as mulheres, avanços e desafios também foi um dos paineis, assim como o Enfrentamento às violências e violações nos municípios, gêneros sexuais.

O público presente também pode ouvir sobre Consolidação de política para mulheres da cidade, do campo, da florestas e das águas, sobretudo mulheres quilombolas, de terreiros, lésbicas, bissexuais e trans.

De acordo com a secretária Executiva da Mulher, Sônia Ribeiro, as palestras e debates trouxeram um novo olhar para o panorama de segurança e defesa das mulheres em suas rotinas de trabalho, em casa e na sociedade. Para ela, já há vários avanços que prosseguem na região, uma vez que Santa Maria tem fortalecido suas políticas pública para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *