Começa a colheita de amendoim para os festejos juninos em Santa Maria da Boa Vista

A colheita do amendoim que vai ser consumido no São João já começou em Santa Maria da Boa Vista no Sertão Pernambucano. A cidade é uma das poucas do Sertão de Pernambuco que ainda planta amendoim. No projeto Fulgêncio existem cerca de 100 hectares plantados. É nesse período do ano, perto do São João, que a produção aumenta.

Os homens fazem a colheita e as mulheres retiram as bagas. É um trabalho em conjunto. Eles recebem por dia trabalhado, elas por saco de amendoim enchido. O pequeno produtor Evandro Augusto plantou o amendoim em fevereiro, investiu um pouco mais esse ano para ter um retorno maior. “A colheita tá boa. Vai ser em torno de 50 sacos por hectare. De qualquer maneira tudo o que vier é lucro”, disse o produtor.

O amendoim de Evandro Augusto vai para o estado de Sergipe. O agricultor, Marivaldo Pereira também vai colher em breve o que plantou no mês de março. A colheita esse ano vai ser menor em relação ao mesmo período de 2018, mas ele deve tirar em média 60 sacos para os festejos juninos. “Nesse pedacinho aqui é de 50 a 60 sacos. Aí a gente passa pra o rapaz, ele tira a despesa da gente e gente fica com 50 reais livre”, contou Marivaldo.

Nina Conceição há dez anos trabalha na colheita de amendoim no projeto Fulgêncio. A agricultora planta banana em outra área, mas quando o mês de junho se aproxima, ela tira um dinheiro extra com o amendoim. ” A gente vai inteirando o dinheiro da feira. As vezes o dinheiro da feira tá pouco. A gente compra uma carne, compra um leite para os meninos. Sempre é uma ajuda pra nós”, disse a agricultora. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *