Com mais de meio milhão de crianças imunizadas, PE atinge 100% de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

Pernambuco vacinou mais de meio milhão de crianças maiores de um ano e menores de cinco anos de idade contra a poliomielite e contra o sarampo, até a noite desta sexta-feira (31). Ao todo, 544.291 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 100,02% do público-alvo, e 544.503 foram vacinadas contra o sarampo, o que equivale a 100,06%.

Apesar disso, 28 municípios não atingiram a meta de 95% para a pólio e 27 para sarampo. O governo do estado considerou 100% de cobertura vacinal em Pernambuco porque algumas cidades ultrapassaram a meta de vacinação. O Recife, por exemplo, imunizou 100% do público-alvo da campanha de vacinação na quinta-feira (30).

O Ministério da Saúde recomendou que os municípios que não atingiram a meta estabelecida até esta sexta-feira realizem um novo Dia D de vacinação, no sábado (1º). A vacinação, segundo o órgão, deve ser feita de forma indiscriminada, independente da situação vacinal da criança.

A população deve procurar o posto de saúde da cidade onde mora para saber se os postos de saúde funcionam no sábado (1º). Apesar disso, as vacinas fazem parte do calendário regular de imunização e continuam sendo aplicadas mediante apresentação do cartão de vacinação.

Sarampo no estado

Na quarta (29), Pernambuco confirmou mais dois casos de sarampo. Com isso, o estado soma quatro confirmações da doença. Segundo as secretarias de Saúde do estado e do Recife, as ocorrências foram registradas na capital pernambucana em dois jovens: um garoto de 13 anos e uma mulher de 19 anos.

Eles são parentes das duas pessoas que tiveram a doença confirmadano dia 13 de agosto. Os outros dois casos de sarampo que já tinham sido confirmados em agosto são de um homem de 27 anos que viajou para Manaus, onde há surto da doença, e uma menina de 2 anos, parente dele.

O governo estadual descartou outro caso investigado, de uma mulher de 42 anos, que também tinha relação com o grupo de infectados.

Em 2018, Pernambuco notificou 128 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 74 foram descartados, quatro confirmados e os demais estão em investigação. Antes deste ano, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de um caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *