Cigarro é responsável por 1 em cada 10 mortes no mundo

O tabagismo é responsável por uma em cada dez mortes no mundo. De acordo com um estudo publicado na quarta-feira, no periódico científico The Lancet,  em 2015, 6,4 milhões de mortes no mundo foram associadas ao cigarro. Metade desses óbitos aconteceram em quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia.

“Apesar de mais de meio século de evidência inequívoca dos efeitos nocivos do tabaco sobre a saúde, hoje, um em cada quatro homens no mundo é um fumante diário.

Fumar continua a ser o segundo maior fator de risco para morte precoce e deficiência, e para reduzir ainda mais o seu impacto devemos intensificar o controle do tabaco para reduzir ainda mais a prevalência de tabagismo”, disse Emmanuela Gakidou, pesquisadora da Universidade de Washington em Seattle e principal autora do estudo.

A taxa diminuiu, mas o total aumentou

O relatório intitulado Fardo Global de Doenças (tradução livre do inglês Global Burden of Diseases) baseou-se em dados sobre o tabagismo coletados em 195 países e territórios entre 1990 e 2015.

Os resultados mostraram que, em 2015, cerca de 1 bilhão de pessoas fumavam diariamente no mundo: um em cada quatro homens e uma em cada vinte mulheres.

Da Redação do Blog do Edy Vieira/ Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *