Câmara de vereadores aprova projeto de lei que torna o doce de leite patrimônio-cultural e imaterial de Afrânio, PE

A Câmara de Vereadores de Afrânio aprovou com unanimidade na quinta-feira (19) o projeto de lei 011/2018 que torna o doce de leite um patrimônio-cultural e imaterial do município de Afrânio, no Sertão de Pernambuco. A previsão é que a lei seja sancionada pelo prefeito do municipío, Rafael Antônio Cavalcanti, até a próxima segunda-feira (23).

O projeto foi proposto pelo executivo e aprovado pelos 11 vereadores da Câmara de Afrânio. “Afrânio tem uma leiteira muito forte e dentro estão os produtos derivados do leite, e o que mais se detaca é o doce de leite. A cidade já foi conhecida como a ‘terra do doce de leite'”,ressalta o prefeito de Afrânio, Rafael Antônio Cavalcanti.

Doce de Leite de Afrânio sendo feito na Fazenda Baixa Bela (Foto: Paula Theotonio/ Arquivo pessoal)

Doce de Leite de Afrânio sendo feito na Fazenda Baixa Bela (Foto: Paula Theotonio/ Arquivo pessoal)

A lei deve possibilitar o fortalecimento da cultura do doce de leite na cidade. “Nós vamos promover uma série de ações como a criação de uma associação de doceiros, a regularização sanitária do doce, fiscalização sanitária para a criação de um selo de inspeção. Com essas medidas, a gente quer possibilitar a comercialização para fora do município e comercializar em todo país”, explica Cavalcanti.

Cerca de 25 pequenas fábricas são instaladas em Afrânio e a técnica de elaboração do “doce de leite branco” é passada entre gerações e já se constitui importante tradição local. Além disso, o doce é um dos produtos com maior importância econômica no município e a bacia leiteira é a principal atividade geradora de emprego de uma população de cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Da Redação do Blog do Edy Vieira/G1 (IBGE, 2015).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *